sexta-feira, maio 28, 2004

Tomar no seu melhor...!?

Os conceitos de planeamento e de plano, e, por extensão, os de planeamento e de plano territorial, não são conceitos de definição simples, e a consulta de qualquer bom dicionário revela bem essa dificuldade, pela multiplicidade de sentidos que aí lhe são associados.
Um dos aspectos a que alude a definição de planeamento territorial ou local é ao facto de aquela actividade ter por finalidade o desenvolvimento de um sistema territorial, e não, simplesmente, o seu crescimento.
O conceito de desenvolvimento global corresponde a uma dinâmica de evolução caracterizada, pelo menos, por três vertentes, uma elevada eficiência na utilização de recursos, num contexto de aceitável equidade na distribuição da riqueza e de adequada preservação da qualidade do ambiente.
Ao desenvolvimento, na grande maioria dos casos e particularmente em situações de subdesenvolvimento, interessa o crescimento; mas ter-se-á sempre presente que este apenas interessa como meio ou instrumento ao serviço daquele e não como objectivo em si. Um dos aspectos do planeamento territorial que mais atrai a atenção da comunidade dos teóricos, mas também dos práticos, do sector, e que, por razões amplamente justificadas, mais tem sido e continua a ser debatido, é o saber qual a metodologia que deve ser seguida na preparação de um plano de modo assegurar a racionalidade das decisões tomadas no seu âmbito.
Uma proposta de referência começa por colocar em evidência o facto de o processo de elaboração de um plano ter como ponto de partida a constatação da existência de problemas, entendendo-se estes como divergências significativas entre as realidades que caracterizam um dado sistema territorial e os objectivos ou critérios a seu propósito estabelecidos pela Administração, desejavelmente em representação de toda a comunidade que nele reside e trabalha.
A partir da constatação dos referidos problemas, o processo deve desenrolar-se por um diagnóstico, que servirá fundamentalmente para identificar, com uma precisão tão elevada quanto possível, não só os
problemas experimentados, como aqueles que, não tendo expressão no presente, se podem vir a colocar num futuro mais ou menos distante; servirá, também para identificar os instrumentos disponíveis para a intervenção e determinar a forma como a realidade responde à sua aplicação no contexto de intervenção em causa.
A formulação de uma estratégia para o concelho, consiste na identificação das orientações e medidas fundamentais a implementar, e em particular, na identificação dos sectores prioritários a considerar.
Numa análise económica, o principal factor que sustenta uma comunidade e que permite a permanência de uma população em determinada área urbana ou rural é a existência de emprego. Torna-se, então evidente que qualquer caracterização de um sistema territorial implica uma análise cuidada das actividades económicas que aí se desenvolvem.
Agora pergunto eu: será que Tomar tem um Plano de Desenvolvimento para o Concelho com estas medidas anteriormente referenciadas? Ou será que a estratégia da Câmara Municipal de Tomar, é de ser a cidade mais cara em termos de habitação, espoliando os cidadãos (jovens) da cidade? Dizem as recentes estatísticas, que os concelhos de Tomar a par de Lisboa, Loulé e Coimbra são dos concelhos mais caros do país em termos de habitação, isto deve-se ao facto das taxas de construção em Tomar serem elevadíssimas sendo esta a política de desenvolvimento do actual executivo Camarário.
Será que a estratégia da Câmara Municipal de Tomar é ser a Vila Moura do centro do país? A estratégia de desenvolvimento da cidade é neste momento de fazer obras públicas sem nexo e de dar ao cidadão uma ideia de riquismo, sem ter um plano definido de desenvolvimento, com um diagnóstico exaustivo dos
problemas do concelho e a formulação de uma estratégia para o mesmo. Tomar, no seu melhor...!?

artigo de opinião do camarada Hélder Bernardino
publicado no jornal O Templário de 27.05.2004

quinta-feira, maio 27, 2004

PROGRAMA - Fórum Europa É Connosco

Que futuro para a Europa?
Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia de Lisboa
27 Maio - 14h30 - Fórum Picoas - Lisboa
António Sousa Franco - Cabeça de lista ao Parlamento Europeu
Ana Gomes - Candidata ao Parlamento Europeu
Francisco Cordovil - Professor universitário
Teresa de Sousa - Jornalista (Moderadora)
Com a participação de
António Guterres - Presidente da Internacional Socialista

Autocarro para Lisboa

Como já havia sido anunciado, haverá um autocarro disponível para quem quiser ir a Lisboa ao Parque das Nações, participar no comício de abertura de campanha, onde estará o cabeça de lista às europeias, o camarada Sousa Franco, bem como outros candidatos e camaradas.
O autocarro é gratuito e sai de Tomar às 2.00 da tarde, algures junto à sede do PS.
até lá!

terça-feira, maio 25, 2004

2º Encontro Distrital sobre Fogos Florestais

Informação do Gabinete de Imprensa da Federação Distrital de Santarém do PS

Mação, 28 de Maio de 2004

Programa:
18H00 - Encontro junto à saída da A23 (em direcção a Envendos)

18H30 - Visita a áreas ardidas no Verão de 2003

20H00 - Jantar no Restaurante Godinho em Mação (saída para Envendos)
(inscrições pelo telefone 966 450 524)

21H30 - Colóquio/Debate no Salão Paroquial de Mação

oradores:
Vitalino Canas (Deputado na Assembleia da República)
José Alho (Presidente da Liga de Protecção da Natureza)
Duarte Caldeira (Presidente da Liga Bombeiros Portugueses)
Representante da Associação Nacional de Municípios
João Paulo Almeida (Gabinete de Estudos do PS/Mação)
Moderador: Rui Medinas (Federação Distrital de Santarém do PS)

segunda-feira, maio 24, 2004

Uma anedota - quaisquer semelhanças devem ser pura realidade...

Não resitimos a publicar esta que nos enviaram:

Deitada no seu leito de morte, Manuela Ferreira Leite chama a sua filha mais velha. Com dificuldade, tira um antigo relógio de bolso,e diz:
- Filha... estás a ver este relógio?
- Sim, mãe. - Responde a filha, com lágrimas nos olhos.
- Ele era da minha bisavó! - Continuou a mãe - Depois, ele foi passado para a minha avó...depois para a minha mãe... e depois para mim...
Agora, chegou a tua vez, queres comprá-lo?

Mandatário concelhio do PS às eleições europeias

O Dr. João Simões, conhecido advogado de Tomar, e também cronista do jornal O Templário, é o mandatário concelhio às eleições europeias.
Para mais informações cliquem em PS Tomar

Campanha para as Europeias



Agora que a proximidade das eleições começa a aquecer a pré-campanha, temos já agendadas actividades de campanha propriamente dita.

Assim, dia 29 de Maio teremos um autocarro disponível gratuitamente para os militantes e simpatizantes de Tomar que queiram ir até Lisboa, Parque das Nações, ao Comício de início oficial de campanha.

Dia 31 de Maio, ao final da tarde, estará em Tomar a ex-ministra e candidata ao Parlamento Europeu, Elisa Ferreira

Não deixem de participar, também a JS tem todas as razões para mostrar o tal cartão amarelo.
Para mais informações, contactem-nos através do mail ou do telemóvel, ambos ali ao lado...

A inexistência da Câmara de Tomar na net, (para não irmos mais longe)

Feira Digital promovida pela Nersant
Câmara de Tomar fica atrás nas novas tecnologias de informação

Vereador do PS, José Mendes, alegou que no Seminário sobre a Internet se falou dos projectos de Abrantes e Torres Novas e Tomar ficou para trás

O vereador do PS, José Mendes, na reunião do executivo, voltou a abordar a questão das novas tecnologias, informando que, na Feira Digital, promovida pelo Nersant, se falou dos projectos das Câmaras de Abrantes e Torres Novas sobre esta área e nem sequer foi referido o nome de Tomar.
Criticou mais uma vez a câmara pelo facto de não avançar ao menos com algumas páginas de informação na Internet, discordando que a razão invocada pelo presidente da câmara seja a de um estudo sobre os programas de segurança. Alegou que estes programas de segurança são comuns em todas as repartições, incluindo as do Estado.

notícia publicada no Cidade de Tomar

para não dizerem que somos más línguas, vejam ali ao lado nos Outros Sítios por Perto, como andam as Câmaras nossas vizinhas...

quarta-feira, maio 19, 2004

Debate

Sábado, dia 22, realizar-se-á na rádio Cidade de Tomar a partir 11.00h, um debate com as juventudes partidárias onde a JS estará representada pelo Coordenador Hugo Cristóvão.
Não se esqueçam de sintonizar a 90.5 FM!

1000

Passados apenas 35 dias sobre o início da contagem, ultrapassámos a barreira das 1000 visitas. Venham mais...

terça-feira, maio 18, 2004

Comunicado - JS ensina António Paiva

Foi hoje enviado para a comunicação social o seguinte comunicado:

Segundo António Paiva, “A situação de prevenção dos incêndios para este ano (2004), está na mesma situação do que no ano passado (2003) e do que no ano anterior (2002)”.

Sentiu-se a JS, a bem da verdade, de fazer o seguinte esclarecimento a todos os tomarenses:

Para ser possível tomar como objectivo o apoio a investimentos de interesse municipal e inter-municipal, acções integradas de base territorial e investimentos e acções de desenvolvimento, desconcentradas para protecção das florestas, era necessário:

1º Que a Associação de Municípios, presidida pelo Eng. António Paiva, tivesse em 2002 iniciado a elaboração dos seguintes documentos sectoriais e regionais:
a) Plano Regional de Ordenamento Florestal;
b) Plano Regional de Gestão Florestal;
c) Plano de Gestão Ambiental Unificado.

2º Que a mesma Associação, presidida pelo Eng. António Paiva, tivesse já alicerçado os referidos Planos Regionais, nos correspondentes Planos Operacionais, para que as respectivas candidaturas a acções a financiamento comunitário, pudessem já ter sido efectivadas pelo Município de Tomar e restantes Municípios integrados nesta Associação de Municípios do Médio Tejo.

3º Que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tomar, na realização dos referidos Planos Regionais, levasse em linha de conta a afirmação da valia do território e da posição geo-económica da nossa região, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e a sua coesão social.

É determinante que o Eng. António Paiva entenda, de uma vez por todas, a elevada importância em promover o Planeamento e Gestão integradas da Floresta, contemplando aspectos de protecção, produção e comercialização, reconhecendo o seu papel no domínio da biodiversidade e das comunidades locais, em articulação com as actividades agrícolas tradicionais.

Parece-nos estranho e precipitado que o Eng. António Paiva, passe a si próprio, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Tomar, da Associação de Municípios e da Comunidade Urbana, um verdadeiro atestado de incompetência, ao afirmar que “Está previsto o Plano de Prevenção da Floresta”.

Dois anos depois perguntamos: Está previsto…?! É preciso ter lata!

O Secretariado da Juventude Socialista de Tomar

segunda-feira, maio 17, 2004

Novos orgãos da JS Ribatejo

Realizou-se Sábado passado, na Casa do Brasil em Santarém, a XI Convenção Distrital que elegeu os novos orgãos para os próximos dois anos.
Assim, para a Comissão Política Federativa, a lista mais votada foi a A de Nuno Mário Antão com 30 votos contra os 28 da B de Cláudia Santos Costa, sendo o primeiro, o novo Presidente da Federação Distrital de Santarém, JS Ribatejo.
Foram eleitos ainda a Comissão Federativa de Jurisdição e os Representantes na Comissão Política Distrital do PS.
Tomar elegeu três membros para a C.P.F., Hugo Cristóvão, Hugo Costa e Gonçalo Salgueiro, sendo que este último, foi ainda eleito para representante da jota na C.P.D. do PS.

Depois de um processo que foi longo, cabe agora desejar bom trabalho a todos eleitos, com uma saudação especial ao camarada Nuno Antão, e desejando-lhe ímpeto, coragem e dinamismo, para enfrentar as duras batalhas que se avizinham, e que saiba encontrar em todos os militantes o incentivo e a ajuda necessária para a concretização dessas tarefas.

Publicamos ainda nos dois posts seguintes as duas moções sectoriais levadas à Convenção por delegados de Tomar.

Uma Voz Activa no Ribatejo

O que é a JS Ribatejo? Que entidade é esta que com fervor tantos movimenta, e ao mesmo tempo a nenhum parece chegar? O que é?, um mero ponto de passagem entre a nacional e as concelhias? Um palco um pouco mais elevado que nos pode catapultar para mais altos voos?
Em verdade, acho que a Federação por si só conta muito pouco, e que as concelhias sim, são o que realmente interessa, aquilo que realmente pode chegar junto de cada um dos nossos concidadãos, e fazer algo, ser uma Voz e um Corpo, activos em cada uma das nossas terras.
Mas as concelhias, elas sim, podem lucrar com uma Federação, podem sentir-se apoiadas, podem sentir-se acompanhadas, podem sentir que alguém há que as sustenta, que lhes fornece ajuda, informação, e uma visão um pouco acima que lhes garanta uma perspectiva mais global e abrangente do todo dos nossos quintais.
Mas para que a Federação assim seja, para que ela realmente valha alguma coisa, ela tem de ser um espaço de discussão, um espaço livre e tolerante onde todos provam os ideais que somos supostos defendermos. Onde todos praticam os actos que igualmente apregoamos, onde os ideais do socialismo democrático, da Solidariedade, bem como da Igualdade e da Fraternidade, sejam realmente os motores que nos impelem de encontro às acções e aos objectivos que devemos defender para a JS, para cada uma das nossas concelhias e dos nossos concidadãos, para cada um de nós.
A Juventude Socialista do Ribatejo, se quiser ter razão de existência, tem de voltar a ser o tal maior grupo de amigos, amigos que se respeitam, amigos que se esforçam por se compreender e aceitar mutuamente as diferenças de cada um. Isso é cidadania, isso é respeito democrático, e sem a coerência de actuarmos sob estes valores não os podemos defender, sendo por demais óbvio, que se assim não for, a Federação será a tal identidade amórfica que não serve a nada nem a ninguém.
Depois, um grande grupo unido na diferença, temos que voltar para o terreno, deixar o mofo das salas e das discussões tantas vezes inócuas, lembrarmo-nos que somos jovens, que é em primeiro aos jovens que queremos chegar, e que é na rua que os jovens se movimentam, que é nas escolas, que é nas associações juvenis, que é nos grupos desportivos.
Mais uma vez, as concelhias são a forma mais concreta de lá chegarmos, mas a Federação tem a obrigação de planear estratégias coordenadas, de criar mecanismos funcionais, de disponibilizar formação e informação.
Não sejamos balofos e vazios, sejamos práticos e consistentes, não nos adianta dispersarmo-nos em muitos objectivos, em aspirações ambiciosas, em planos elaboradíssimos, o que precisamos conseguir, é que nenhum jovem do nosso distrito desconheça a existência da JS, que nenhum jovem desconheça em duas ou três frases aquilo que defendemos, e através delas sinta a curiosidade necessária para querer saber mais, que nenhum jovem perca a oportunidade de se juntar a nós, por desconhecer quem somos e onde nos encontrar.
O nosso primeiro obstáculo não será sequer defender as nossas políticas, será defender a política. Num tempo de alienação e mesmo repúdio por aqueles que trabalham em prol da causa e da coisa pública, é nosso primeiro dever agir em função destes objectivos, o de fazer regressar aos assuntos públicos e sociais, o interesse dos nossos concidadãos, e o de criar, fomentar, cultivar esse mesmo interesse nos que ainda não o perderam porque ainda não o tiveram, os mais jovens. Explicar-lhes porque devem intervir, porque devem criticar, porque devem lutar por aquilo em que acreditam, e se calhar, antes ou depois disso, fazê-los acreditar em alguma coisa.
Mais uma vez as concelhias, cada um de nós que as compõe, somos o instrumento para concretizar tais tarefas. Mas nem todas as concelhias têm a mesma dinâmica, nem todas têm os mesmos recursos, nem todas as mesmas possibilidades. E cabe à Federação ser o receptáculo dessas dificuldades, ser o apoio que ouve, que aconselha, que busca ajuda se a não puder dar, e proporcionar a que todas (que somos todos), no espírito solidário que é premissa para sermos socialistas, a capacidade para se entreajudarem e se complementarem.
Cabe à Federação, que é o somatório imperfeito de todas as ideias, de todas as opiniões, de todas as ambições e frustrações, credibilizar a política, ousando fazê-la, e fazê-la em lugar primário, junto daqueles que são móbil da nossa existência, daqueles que nos são homólogos em idade, condições e expectativas, fazer política activa junto dos jovens, ser junto deles a voz do socialismo, coerente e responsável, e ser junto dos mais velhos, do PS, e da sociedade, em lamento ou grito, nas boas e nas más horas, a voz multiplicada desses jovens. Fazer ver e acreditar, à sociedade e ao nosso distrito, que a nossa voz é válida, credível, e tem necessariamente de ser ouvida.
Temos que ser ágeis e destemidos, para que ela surja sempre que for necessária, e antever as horas em que isso aconteça, para que antes ainda do momento, a nossa voz e as nossas acções estejam já prontas a irromper, seja em que palco, em rua, em campo for.
E quando isso acontecer, quando o conjunto das nossas vozes for uma só, quando com cada um dos nossos andamentos puxarmos todos para o mesmo lado, faremos da JS algo melhor, estaremos preparados para vir a fazer também um melhor PS, e com isso, de cada uma das nossas concelhias, do nosso distrito e do nosso país, um lugar melhor para viver. O futuro é depois mas faz-se antes. O Ribatejo somos nós, o país precisa de nós!

Viva o Ribatejo! Viva a JS!

Hugo Cristóvão

Questões Económicas no Distrito Santarém

O distrito de Santarém é um distrito multifacetado do ponto de vista sociológico e económico (com consequências políticas de diversidade que se conhecem), mas a sua economia não pode ser analisada no actual quadro económico sem o recurso à análise da envolvente internacional, nomeadamente a Europeia.

A integração monetária com todas as perspectivas positivas que abriu, criou problemas sérios, por falta de adaptação dos agentes económicos, no distrito de Santarém (e em Portugal de forma mais geral). A inflação disparou, nomeadamente nos produtos básicos, devido a arredondamentos de qualidade muito duvidosa que agravaram as condições de vida da população mais carenciada. Paralelamente a tudo isto, alguma indústria presente no nosso distrito baseava a sua competição internacional em preços baixos, o que se tornou completamente impossível devido ao elevado valor cambial do Euro (o que encarece as exportações) e pelo facto desse valor cambial não poder ser baixado por uma política monetária, que agora apenas é da competência do BCE. Mas, independentemente das questões negativas que acartou, a Federação de Santarém da Juventude Socialista deve continuar a defender a Integração Europeia mantendo a tradição europeísta do socialismo democrático nacional, integração essa com contribuições notáveis para o crescimento e desenvolvimento do nosso distrito, trazendo a economia do distrito para o século XXI.

O retrocesso que se vive em termos económicos nos últimos dois anos no distrito de Santarém é da responsabilidade do governo neoliberal, composto pela coligação PSD-PP que impõe políticas económicas cegas e sem visão social. Compete à JS na Federação de Santarém lutar contra este governo e contra as suas políticas económicas sem visão de presente e futuro.

O governo possui uma política orçamental que se baseia no controlo “artificial” do défice para manter o tecto dos 3% com vista a cumprir o PEC (Pacto Estabilidade e Carecimento), utilizando para isso políticas que não são sustentáveis no tempo e políticas pró cíclicas que tendem a acentuar a recessão que existe, pois prologam o ciclo económico que é negativo. Essa loucura do défice, gera no nosso distrito uma falta de investimento público que seja capaz de conduzir ao crescimento económico e, por via disso aumentar o emprego, que se revela um problema cada vez maior. A questão seria menos grave se os nossos agentes económicos privados proporcionassem um investimento privado forte e de qualidade, mas o discurso da “tanga” estoirou com as expectativas dos agentes e com a sua vontade de investir. A Federação de Santarém da Juventude Socialista tem de exigir um investimento público forte no distrito para proporcionar melhores condições ao desenvolvimento e ao caminho para um futuro melhor.

Como força de juventude que é, a Juventude Socialista em Santarém, tem de ter grande preocupação com a questão do desemprego, que cresce assustadoramente (segundo os dados do INE, situa-se em Portugal perto dos 7%), afectando muito em particular os jovens, sendo eles qualificados ou não. Assim sendo a JS deve exigir no distrito de Santarém, um apoio à criação de empregos nos vários ramos de actividade. Contudo uma política de emprego defendida por socialistas será sempre uma política com respeito pelos trabalhadores e seus direitos, e alguns deles são ameaçados pelo novo Código do Trabalho. A exigência de uma política de emprego para os jovens no nosso distrito resulta igualmente da necessidade de fixar população jovem e qualificada no distrito, em vez de ver migrar essa mão-de-obra para outras paragens e é nessa luta que tem de estar a Federação de Santarém da JS, exigindo condições para fixar esses mesmos jovens.

Em conclusão, será necessário a JS no nosso distrito de Santarém, como herdeira dos valores do socialismo democrático, lutar e exigir outra visão para as questões económicas, que olhe para além dos números, ou seja para as pessoas. E só com essa visão social da economia é que o distrito de Santarém pode caminhar para o futuro.

VIVA A JS!

Hugo Costa

sexta-feira, maio 14, 2004

PS à frente para as eleições europeias

Sondagem dá vitória socialista, com 44,3 por cento, face aos 40,7 da coligação PSD/CDS-PP

Se as eleições europeias fossem hoje os portugueses dariam a vitória ao PS, com 44,3 por cento dos votos, menos de quatro pontos à frente dos 40,7 por cento da coligação PSD/CDS-PP, segundo uma sondagem divulgada hoje pelo Público.
A sondagem indica que o Partido Socialista regista 24,5 das intenções de voto, contra os 22,9 por cento da coligação PSD/CDS-PP.
Já o PCP/PEV obtém três por cento das intenções de voto, o Bloco de Esquerda 2,9 por cento e o PND, de Manuel Monteiro, 0,3 por cento. |...|
notícia Portugal Diário

Esta diferença não é suficiente, depois de tudo aquilo que estes senhores têm feito, é necessária uma afluência em massa às urnas, para mostrar que os cidadãos portugueses têm consciência dos seus deveres cívicos, e não se deixam enganar por esta propaganda neo-liberaloide que visa apenas os interesses de alguns, e tenta confundir os portugueses naquilo que é, e muito bem, o apoio à nossa selecção, mas que não é de forma alguma o essencial dos problemas que afectam o seu dia-a-dia.
Não confundamos futebol com política, já todos vimos o que isso dá!
Dia 13 de Junho, Portugueses em Força,em política todos somos árbitros, vamos lá mostrar o cartão amarelo!

quinta-feira, maio 13, 2004

Libertação Americana



Esta fomos "roubar" ao Blog do Alex, mas achámos que valia a infração.

quarta-feira, maio 12, 2004

Um bom momento...

Animai-vos tomarenses, pois segundo o nosso Presidente da Câmara em declarações à rádio Hertz, Tomar atravessa um bom momento, porque inaguramos o Museu de Arte Contemporânea e comemorámos em Tomar o Dia da Europa. São sinais claros da melhoria de qualidade de vida e das expectativas dos tomarenses. E o mundo seria perfeito, não fossem os socialistas, essa raça, vir fazer constantemente "afrontas" para tentar diminuir estes bons momentos que Tomar atravessa, tentando minar os espíritos dos tomarenses com ideias de Desenvolvimento Sustentável, progresso, emprego... e pôr em causa importantes negócios, como o mamarracho parqueado atrás da Câmara.
Pelo menos já sabemos o futuro do Eng. Paiva quando sair da Câmara: Levanta-te e Ri, SIC, Segundas à noite.

Jantar / Conferência com Sousa Franco

«A situação Económica em Portugal e na Europa»

Prof. Sousa Franco
Quinta da Ponte da Pedra (entre o Entroncamento e a Atalaia) dia 19 de Maio de 2004, Quarta-feira, 20h.
Inscrições até às 24h de 17 de Maio para os tel. 96 65 30 577, 96 27 38 338, 249321908 (à noite) ou 918727612
Organização da Federação Distrital de Santarém do PS

Programa de Apoio e Esclarecimento ao Cidadão

PRAEC - Programa de Apoio e Esclarecimento ao Cidadão, em funcionamento na Sede do PS, todas as Quartas-feiras das 20H às 22H, visando dar seguimento e apoio a todas as dúvidas dos Tomarenses, em especial no seu relacionamento com a Administração Pública Autárquica...

terça-feira, maio 11, 2004

O novo Código da Estrada

Responsabilidade ao volante, e atenção à carteira:

Excesso de velocidade em auto-estradas:
- entre 120 e 140 km/h - 200 euros de multa
- entre 140 e 150 km/h - 300 euros de multa
- entre 150 e 200 km/h - 1000 euros de multa e eventual apreensão de carta
- mais de 200 km/h - 1600 euros de multa

Excesso de velocidade nas cidades:
- mais de 110 km/h - multa até 2500 euros

Excesso de álcool:
- entre os 0,5 e 0,8 gramas de álcool - 700 euros de multa
- entre 0,8 e 1,2 gramas de álcool - 2000 euros de multa
- mais de 1,2 gramas de álcool - 2500 euros de multa e pena de prisão até 2 anos

Prazo para pagamento de multas - 15 dias úteis
Prazo de prescrição de coimas - 2 anos
Uso de telemóveis durante a condução - multa de 600 euros e eventual apreensão de carta (auriculares e sistemas de mãos-livres continuam a ser permitidos)
É proibido deitar beatas de cigarros acesas pela janela dos carros
Estacionar em cima dos passeios pode dar direito a ficar sem carta
É obrigatório o uso de colete reflector quando se sair do carro em situação de emergência
É obrigatório usar um autocolante amarelo com o limite de 90 km/hora durante os três primeiros anos de carta
Transporte de crianças
No banco da frente é proibido. Atrás só com o sistema de retenção ou cadeirinha. Multa de 600 euros
Conduzir sem cinto de segurança: multa de 400 euros

domingo, maio 09, 2004

Delegados à Convenção Distrital

Estão finalmente realizadas as eleições de todos os delegados do distrito à XI Convenção Distrital, que se realizará sábado próximo, dia 15, na Casa do Brasil em Santarém. Na corrida a Presidente da Federação estão dois candidatos, o camarada Nuno Antão de Salvaterra de Magos, 1º subscritor da moção Ousar Fazer Política, e a camarada Cláudia Costa de Mação, 1ª subscritora da moção Credibilizar a Política.
Por Tomar estarão presentes 4 delegados, adstritos à segunda moção, e que são os camaradas Hugo Cristóvão, Gonçalo Salgueiro, João Ribeiro e Hugo Costa.

Entretanto está também já marcada a data do Congresso Nacional, que será no fim de semana de 16 a 18 de Julho, ainda sem local designado. À partida perfilam-se 4 candidatos a candidatos.

sexta-feira, maio 07, 2004

A JS na Assembleia Municipal

"O Sr. Presidente (António Paiva) é o presidente das hipotecas".
Gonçalo Salgueiro
Reunião da Assembleia Municipal de Tomar,
2004-04-30"
>>>em O Templário, nº 802, de 6 de Maio

"um esclarecimento do presidente da câmara sobre os custos para a autarquia da concessão do "Parque T", questionando se esta concessão não se teria antecipado ao estudo de mobilidade, foi a questão colocada na assembleia pelo deputado municipal do PS, Gonçalo Salgueiro |...|"

"O deputado municipal do PS Gonçalo Salgueiro, na assembleia municipal, a pretexto da concessão do parque de estacionamento nas traseiras da câmara à empresa "Parque T", alegou que o presidente da câmara hipoteca o futuro da cidade, hipoteca o desenvolvimento, hipoteca tudo.
Comentário do presidente da assembleia municipal (Miguel Relvas)- só não hipoteca esta assembleia municipal porque não é o presidente"

"O deputado Municipal do PS, Gonçalo Salgueiro, na assembleia munipal, contestou a congénere JSD, porque, alegadamente, teria apoiado no seu programa eleitoral a construção de habitação social, que não foi cumprido. Em resposta entre jovens, da JSD e da JS, o presidente da JSD, João Tenreiro, falou da demagogia do seu arqui-rival mais jovem, acrescentando uma expressão que provocou uma boa gargalhada nas bancadas ao dizer "Eu também já tive a sua idade e pensava assim".
As gargalhadas resultaram da evidente semelhança de idades.
Se um chegou aos 25 anos, o outro aos 25 chega."
>>>em Cidade de Tomar, nº3596, de 7 de Maio

Relembramos que o camarada Gonçalo Salgueiro além de ser Deputado Municipal pelo PS indicado pela JS, é também membro das comissões políticas distrital e nacional e ainda secretário nacional, da JS.

domingo, maio 02, 2004

Cenas tristes de um filme que se arrasta...



Este insucesso de bilheiteira, verdadeira trama de horrores, encontra-se em exibição há apenas, pouco mais de dois anos. Digo "apenas", porque parecem séculos. Um filme de muito mau orçamento, e onde ao mau desempenho dos actores se junta o fracasso da realização. O argumento muito parecia prometer, mas a fita revelou-se intragável, e o filme parece nunca mais acabar.
Excepção seja feita às cenas de humor negro, e são muitas, merecedoras de um verdadeiro Globo de Ouro na categoria de comédia.
Com todo este desastrado conjunto, a banda sonora também não podia ser nada de muito original, repete-se vezes sem conta aquela marcha do circo de quando entram os palhaços...

sábado, maio 01, 2004

Razões de Abril - final

Realiza-se hoje, que é Dia do Trabalhador, na Linhaceira pelas 18.00h um convívio onde além do mais será também abordado o problema do desemprego, finalizando assim as comemorações do PS Tomar, Razões de Liberdade. Apareçam!

E não se esqueçam que amanhã também é um dia importante, Dia da Mãe. Já sabem como vão presentear a vossa?

500

Passados apenas dezassete dias sobre o ínicio da contagem, o blog da JS Tomar ultrapassou já as 500 visitas.
Obrigado a todos os visitantes, continuem a passar por cá e a deixar as vossas opiniões, sugestões, críticas, ou o que for.
E parabéns JS.