quarta-feira, junho 30, 2004

O lado positivo das coisas...

Por muito politicamente incorrecto que seja, temos mesmo que publicar esta:

Se Durão Barroso aproveitar o facto de ocupar a presidência da Comissão Europeia para fazer pela Europa o mesmo que fez pelo país, há uma forte hipótese de, dentro de pouco tempo, a Europa estar na cauda de Portugal.

Maioria dos portugueses quer eleições antecipadas

Sondagem do Público revela que 54% dos inquiridos querem Legislativas. Se Santana for o nome escolhido por Sampaio, apenas 38,4% dos inquiridos aceita a nomeação.
Lê mais aqui

A demissão de Durão Barroso deve levar à realização de eleições antecipadas. Esta é a opinião de 57% dos inquiridos da sondagem Correio da Manhã/Aximage.
Lê mais aqui

terça-feira, junho 29, 2004

Apoiar a selecção...

... amanhã na sede, como já é hábito. As loiras, as pretas, e as verdes estão à espera, frias como sempre!

Links

Houve alterações nos links ali ao lado, retirámos alguns blogs que desapareceram, e inserimos alguns novos que achamos de interesse, e ainda subdividimos os sítios de Tomar em "Outros Sítios de Cá" e "Outros Blogs de Cá". Podem sempre sugerir-nos outros links que achem interessantes.
Naveguem por aí, que nesse mar virtual infinito, há sempre umas ilhas que merecem ser visitadas, e sempre outras a descobrir!

segunda-feira, junho 28, 2004

Porque apoiamos o Pedro Nuno...

...para Secretário-Geral da JS?
leiam aqui o testemunho do Coordenador da JS Tomar

Por um país onde a opinião das pessoas conta

Eles dizem-no tão bem...

"POBRE PAÍS o nosso.
Para o qual eu quero um governo que pense em Portugal em primeiro lugar, que não se importe de perder as eleições, se estiver convicto que políticas difíceis são vitalmente necessárias. Não quero uma comissão eleitoral uninominal (ou binominal) que fará tudo apenas com um fito: ganhar as próximas eleições. Porque esse será o seu programa não escrito."

José Pacheco Pereira no seu Abrupto, 26.06.04

"Meu caro Presidente da República: mesmo considerando que os mandatos são apenas para cumprir, este país, em apenas aparente agregação por causa de uma bola, não precisaria de eleições antecipadas?"
Rui Santos, Correio da Manhã, 27.06.04

"Jorge Sampaio não pode dormir descansado. No seu íntimo deve sentir o peso de estar a viabilizar um nome que vai contra tudo o que acreditou nos seus mais de 40 anos de vida pública."
Luís Osório, A Capital, 27.06.04

"O Presidente da República abre um precedente gravíssimo se deixar que a coligação se refaça sem eleições."
Vasco Pulido Valente, Diário de Notícias, 27.06.04

"Santana Lopes foi sufragado para Lisboa e não para primeiro-ministro."
Manuel Alegre, Diário de Notícias, 27.06.04

"O grande argumento é que o país precisa de continuidade e estabilidade. Mas nenhum dos eventuais candidatos a primeiro-ministro (com excepção, talvez, de Marques Mendes) estabelece o consenso dentro do seu próprio partido. Pelo contrário, fractura o partido, fractura a sua própria casa, fractura ainda mais o país."
Eduardo Prado Coelho, Público, 28.06.04

"Sem um congresso ninguém tem legitimidade para nomear um novo presidente do PSD e, por inerência, primeiro-ministro. Tal configuraria um golpe de Estado no partido"
Manuela Ferreira Leite, ao Público em 27.06.04

"O ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o PSD tem de escolher a pessoa "mais competente para governar o país e não uma solução meramente partidária"
no Público de 28.06.04

sábado, junho 26, 2004

A competente Assembleia Municipal...

"A maioria do PSD na Assembleia Municipal de Tomar, votou maioritariamente contra a proposta de uma Agenda XXI para Tomar. Vitor Gil, elemento da bancada da maioria disse que a criação de uma Comissão para o efeito, significaria tal como sempre que se cria uma Comissão, não fazer coisa alguma. Logo a seguir a maioria de direita da Assembleia Municipal, propõe a nomeação de um elemento para a Comissão de Economia Local. O Povo diz ''pela boca morre o peixe'', na sua análise cândida de tais situações, mas no plano da discussão política, não cabe esta candura de apreciação, temos que ''chamar os bois pelos nomes'' tal como também diz o Povo. Mas porque o pessoal da direita em Tomar é muito sensível e ''emprenha muito pelos ouvidos'' como ainda assegura o Povo, ou pela leitura das críticas e análises que aqui fazemos, apenas diremos, o Gil como principal protagonista da bancada do PSD revela pouca ligeireza na inteligência política e no correspondente discurso. Reflexo dos tempos, isto é, as maiorias levam a isto ... à pouca necessidade e utilização da inteligência no debate. Isto é que vai uma Crise!"
notícia do Tomaronline

A nossa proposta para ajudar a (ainda) Ministra das Finanças a reduzir despesas é substituir os deputados da bancada do PSD por bonecos insufláveis que se levantem ao pressionar dum botaozinho consoante seja para votar contra ou a favor, que é essencialmente o que fazem. E as poucas vezes em que abdicam do silêncio e abrem a boca dizem disparates como neste caso.
Que venham para a política pessoas competentes!

sexta-feira, junho 25, 2004

Portugal soma e segue

Depois da banhada de futebol que os portugueses deram ontem aos ingleses, conseguimos também, ainda que já suspeitássemos, apurar finalmente qual é o propósito da feia fonte cibernética do sôr Tony, Presidente da Edilidade: serve pelo menos para os tomarenses irem a banhos. Enfim, em tempo de crise, sempre é uma compensação pelas taxas da água no nosso concelho.
Ao que conseguimos apurar, parece que a autarquia se prepara para, caso Portugal ganhe a meia-final, distribuir uns kits com sabonete e shampôo, uma forma mais higiénica de puxar o lustro aos tomarenses.

Barómetro TSF/DN: PS já garantiu a maioria absoluta

"O Partido Socialista mantém a sua tendência ascendente entre as intenções de voto dos portugueses, sendo que, neste momento, caso as eleições fossem hoje, os socialistas teriam desde já garantida a maioria absoluta. Quanto ao maior partido actualmente no Governo, o barómetro TSF/DN relativo ao mês de Junho demonstra que, mesmo coligados com o CDS-PP, os sociais-democratas obteriam um número de votos menor do que nas últimas europeias.
|...|, caso as eleições legislativas fossem hoje, o PS garantiria 48% dos votos, aumentando de cinco para 15 pontos percentuais a diferença pontual para a coligação PSD/CDS-PP.
Os sociais-democratas, o maior partido da coligação governamental, mantém, de resto, a tendência descendente dos últimos tempos, caindo mais sete pontos nas intenções de voto dos portugueses e surgindo com apenas 30% dos votos. |...|"
retirado do Diário Digital

Futsal em Ferreira do Zêzere

Por lapso haviamos já noticiado este evento como sendo em 10 e 11 de Junho. Aqui fica o reparo.

Os nossos camaradas da JS de Ferreira do Zêzere organizam entre 10 e 11 de Julho o seu 2º Torneio de Futsal 24h/JS, onde são esperadas cerca de 15 equipas e prémios que vão dos 100 aos 300 euros. Não se esqueçam de lá dar uma salto, Ferreira é já ali.

quinta-feira, junho 24, 2004

Eleições de Delegados ao XIV Congresso Nacional da JS

Convocam-se todos os militantes dos núcleos abaixo discriminados, para uma Assembleia Geral Eleitoral a realizar do dia 4 de Julho, entre as 16 e as 20 horas, na sede do PS em Tomar, com intuito de eleger os delegados ao XIV Congresso Nacional da JS.
Os núcleos elegem respectivamente os seguintes delegados:

Alviobeira/Casais - 1
Madalena/Beselga - 1
Paialvo/Asseiceira - 1
Stª Iria - 1
Templários - 2

Podem votar todos os militantes com mais de 120 dias de militância, e ser eleitos todos os com mais de 180 dias de militância, à data do início do Congresso.
Podem ser apresentadas listas até uma hora antes do início da Assembleia Eleitoral.

e venham os ingleses...

... porque como já é habitual, em dia de selecção
na sede do PS se junta o povão.

quarta-feira, junho 23, 2004

Cartoon


publicado no Acção Socialista de 16.06.2004

segunda-feira, junho 21, 2004

Congresso Nacional da JS

As movimentações para o Congresso Nacional onde serão eleitos os novos orgãos dirigentes nacionais, entre os quais o novo Secretário-Geral que sucederá à camarada Jamila Madeira, estão a entrar na fase quente da recta final, uma vez que estamos já a menos de um mês do mesmo.
Relembramos que o Congresso será de 16 a 18 de Julho em Guimarães. O conjunto dos núcleos de Tomar elegem 6 delegados ao Congresso.
Entretanto, depois de ouvirmos os projectos dos candidatos que se predispuseram a vir expô-lo a Tomar, e após uma cuidada análise e reflexão, a nossa concelhia decidiu já qual o candidato e o projecto que irá apoiar. Encontrámos no camarada Pedro Nuno a força e a convicção para dar um novo impulso à JS, e colocá-la ainda mais à frente, na defesa dos jovens, do socialismo, e do nosso país.

Ainda assim, e para que os mais distraídos possam também fazer um pequeno julgamento, deixamos aqui os links para todos os (até agora) candidatos, e que aconselhamos vivamente a visitar:

Hélio Fazendeiro (Federação de Castelo Branco)

João Ribeiro (Federação de Aveiro)

Luís Filipe Pereira (Federação de Coimbra)

Pedro Nuno (Federação de Aveiro)

2000

E, apenas pouco mais de dois meses, passámos as 2000 visitas, o que nos deixa satisfeitos e até agradavelmente surpreendidos. Esperamos que continuem a visitar o nosso blog, desejando apenas, que pudessem ser um pouco mais activos, deixando por cá mais das vossas contribuições, reparos, críticas, ou o que for. Sintam-se à vontade para nos chamar nomes, desde que o façam de um forma construtiva, este espaço é de todos, assim como a JS trabalha por todos, em Tomar, como no país.
Venham daí trabalhar connosco!

Problemas técnicos...

...é possível que alguns dos nossos visitantes estejam a ver este blog com algumas deficiências que têm ocorrido nos últimos dias, mas que nos são totalmente alheias. Ainda assim, as nossas desculpas.

Vamos em frente!

Mesmo sem o anunciado ecrã gigante e as Delirium na Praça da República, Portugal lá seguiu em frente. Boa!
Mas lembrem-se que há vida depois da selecção e do futebol, ou isso ou férias...

sábado, junho 19, 2004

Para rir, só pode ser...

"Este governo faz uma política séria"

"Eu perdi em Santa Maria e não me senti penalizado"

"A eleição vale o que vale"

"Isso era prevísivel já a alguns meses" (sobre o possível remodelação governamental)

"Eu gostava de perguntar aqui ao amigo Custódio (Ferreira, Presidente da Junta de Paialvo, CDU) se o Governo tem culpa do preço do leite, do preço do arroz, do preço...
o Governo não pode ser penalizado por isso!"

(Não há nada para alterar? - pergunta a jornalista sobre a política local) - "Não, penso que não"

"Se estivéssemos sempre a fazer a vontade do povo estávamos sempre a fazer eleições"

"O Sr. Luís Ferreira tenta passar para o PSD a responsabilidade da desgraça." - mas não é o PSD que está no governo?

"Tudo o que é privado funciona melhor que o público."

afirmações de António Rodrigues, (que ao que parece é) Presidente da Junta de Santa Maria dos Olivais, representante da coligação PPD/PSD-CDS/PP no debate sobre as eleições europeias, hoje, na rádio Cidade de Tomar.

Estudo da OMS faz o alerta:

Morrem 100 mil jovens por ano, devido a factores ambientais.
Os jovens até aos 19 anos, na Europa, sofrem de problemas de saúde devido a factores ambientais. desenvolvimento aqui

Votem em António Vitorino...

... para Presidente da Comissão Europeia, aqui.

Portugal-Espanha

Para os que não podem ir até Lisboa, podem sempre vir até à sede. A cervejita e o petisquito por lá estarão à espera.

JS lança Campanha de Prevenção contra Doping

A Juventude Socialista, no próximo dia 20 de Junho (Domingo), pelas 16h30, no mesmo cenário em que se disputará o jogo PORTUGAL - ESPANHA - Estádio Alvalade XXI - vai lançar uma campanha de sensibilização contra o uso de substâncias dopantes na prática desportiva, alertando, uma vez mais, para os direitos dos desportistas amadores. Assim, é como muito prazer que te convidamos a estar, no dia e à hora supra-citados, na saída do Metropolitano de acesso ao Estádio para assistir ao lançamento da Campanha NÃO JOGUES COM A TUA VIDA!
A Juventude Socialista




sexta-feira, junho 18, 2004

Mais alterações?...

"O PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO PAVILHÃO MUNICIPAL VAI SOFRER ALTERAÇÕES

A maioria da Câmara Municipal de Tomar votou em reuniao a alteração a obra do parque de estacionamento do pavilhao municipal. Esta alteraçao do projecto vem implicar a reduçao de cerca de 10 lugares de estacionamento, devido a um colector de esgotos que irá atravessar aquela zona. Uma alteraçao que foi contestada pelo vereador José Mendes votando contra, para o vereador socialista estas alteraçoes deve-se a um mau planeamento da parte da câmara de Tomar. "

notícia rádio Hertz em 15-06-2004

quarta-feira, junho 16, 2004

Afogar as mágoas...

Em dia de Selecção, a cerveja salta no balcão!
apareçam lá pela sede, elas estão fresquinhas...

segunda-feira, junho 14, 2004

Afirmações da derrota

Para quê dizer alguma coisa, se eles o dizem muito melhor que nós?...

Começou um novo ciclo diz Marcelo», afirmando que o primeiro-ministro deve «mudar caras e acertar objectivos». Na sua perspectiva, Durão deve traçar novas metas programáticas, em alternativa ao cumprimento do défice. Subentenda-se: Manuela Ferreira Leite deve ser substituida. |...|

«Hoje os portugueses disseram que não estão satisfeitos com a situação no País. É natural que não estejam. O autismo, em política, é igual a suicídio», disse Santana (Lopes)

Luís Filipe Menezes foi ainda mais contudente ao desafiar Durão a «deixar de ouvir autistas como José Luís Arnaut ou Rui Rio para não sofrer, «nas legislativas uma derrota tão humilhante como nas europeias».

João Jardim aconselhou a deixar de governar à «Cavaco Silva»."
fonte Diário de Notícias


"A política é como o futebol: quem ganha é que fica para a História. Assim, nas eleições europeias realizadas no domingo, quem fica para História é o PS, que obteve uma vitória incontestável, alcançando a maior percentagem de sempre de votos obtida em eleições partidárias. |...|
A vitória do PS impõe três conclusões: que o Governo tem de ser remodelado, que o PSD tem de repensar a sua coligação com o CDS-PP para próximos actos eleitorais e que a vitória dos socialistas é um mérito único e exclusivo do partido, apesar de a CDU e do Bloco de Esquerda se terem atrelado à conquista do PS."
Hermínio Santos no Diário Digital

Alguns factos destas eleições

Este foi o maior acto eleitoral da história da União Europeia

Em Portugal, a esquerda elegeu 15 contra os 9 deputados da direita

O PS elegeu tantos como todos os outros partidos que elegeram deputados, 12, metade dos eurodeputados portugueses. Teve 44, 52% (1 510 926 votos)

Nas anteriores eleições o PSD e o PP separados elegeram 11, agora juntos elegeram 9. Tiveram 33,26 % (1 128 660 votos)

O principal perdedor destas eleições é o PSD que elege 7 enquanto o PP mantém os mesmos 2

O PS ganhou em 14 dos 18 Distritos e ainda nos Açores

Foi o melhor resultado do PS desde 1974

A abstenção foi de 61,25% (a mais alto da Europa foi de 80% na Eslováquia e na Polónia, (novos membros), e a mais baixa foi no Luxemburgo, 7%)

No distrito de Santarém o PS teve 44,72% dos votos contra os 31,25% da coligação de direita

Em Tomar o PS também ganhou com 43,36% contra os 36,04% da direita

Vitória dos portugueses

Não há desculpas, o PS ganhou em grande!!
No País, no distrito, e em Tomar, onde ganhou na maioria das freguesias incluído as da cidade, Santa Maria e São João

Mas acima de tudo, quem ganhou foram os portugueses, com uma melhor representação na Europa, e com uma valente reprimenda a este desGoverno, que talvez assim aprenda alguma coisa e mude o seu rumo.

vê todos os resultados nacionais aqui

sábado, junho 12, 2004

Jovens Campeões Tomarenses

"A ginasta tomarense Ana Rente mantém a tradição de ginastas tomarenses continuarem a ganhar títulos europeus em trampolins. Ana Rente sagrou-se na passada semana em Sofia, na Bulgária, a nova campeã europeia de trampolim em juniores. Depois de Jorge Merino e Nuno Merino terem alcançado o mesmo título de campeões europeus em anos anteriores, agora foi a vez no sector feminino, com Ana Rente. Lembramos que Nuno Merino é o único ginasta português presente na modalidade de Trampolins nos próximos Jogos Olímpicos de Atenas."
notícia do Tomaronline

PARABÉNS!!

Vinte razões para votar PSD/PP...

1. Dois milhões de pobres

2. 500 mil desempregados

3. Ano e meio de recessão

4. Aumento do IVA de 17% para 19%

5. Aumento repetitivo dos combustiveis

6. Aumento de Portagens

7. Aumento de propinas em 100% (170 contos)

8. Aumento das taxas moderadoras (saude)

9. Privatização com consequente diminuição e diferenciação nos cuidados de saude.

10. Aumento das taxas na justiça

11. Venda do país "a retalho"

12. Mais de 200 mil funcionarios públicos sem aumento dois anos consecutivos

13. Mais de 5000 contos por mês para o director DGCI

14. Partidarização do aparelho de estado - mais de 5000 nomeações de boys laranja

15. Desregulação do Serviço Nacional de Bombeiros - ardeu Portugal de uma ponta a outra

16. Corrupção e compadrio - Cunha, filha do ministro, Isaltino, concurso dos professores, etc.

17. Apoio à guerra no IRAQUE - seguidismo americano

18. Diminuição de direitos dos trabalhadores (o PSI20 é que é bom...)

19. Pensões de miséria... e agravamento de condições

20. Esperem pela nova contribuição autarquica (IMI)

Querem mais?!...

sexta-feira, junho 11, 2004

Futebol na sede

Não, não é isso que estão a pensar. Simplesmente amanhã vamos animar a sede do PS de forma diferente, assistindo por lá ao jogo inaugural da nossa Selecção neste Campeonato da Europa.
Apareçam que o petisco está a apurar e a cerveja a gelar!

Última Homenagem

Hoje foram a enterrar dois Homens, dois Políticos que foram e são, o exemplo de que a infeliz ideia generalizada que a sociedade faz dos políticos e da política não é correcta.
São dois expoentes de como a política pode e tem de ser séria, útil, necessária, progressista. Dois políticos, dois cidadãos que fizeram da sua vida, nos vários palcos que foram pisando, uma missão na luta pelo desenvolvimento, pela liberdade, pela concretização dos seus ideais em função de toda esta ideia bonita que é Portugal, e que é o sermos portugueses.
Façamos a última homenagem a António Sousa Franco e a Lino de Carvalho, saibamos dar provas da nossa responsabilidade cívica, vamos todos votar no próximo domingo.
Europa também é Portugal, e Portugal não sobrevive sem Europa.

Votar é preciso

No próximo domingo, é dia de ir às urnas – talvez de ir à praia, talvez de ir passear, talvez de ficar em casa a descansar, mas a par disso, impreterivelmente, é dia de ir às urnas. Ir às urnas votar para o Parlamento Europeu.
Ir às urnas porque é um direito pelo qual muitos lutaram durante muito tempo, e essa conquista não foi há tanto tempo assim. Ir às urnas porque é um dever que nós que vivemos em sociedade e dela usufruímos de benefícios e malefícios, devemos cumprir. Ir às urnas porque, por mais que alguns digam que não, e nos queiram convencer que não, e por mais que os afazeres do nosso dia-a-dia nos peçam para ficar, é preciso ir.
É preciso porque ainda que muitas vezes não percebamos como, e também poucos nos expliquem porquê, a Europa é importante. È de lá que vêm os dinheiros com que são efectuadas a maioria das obras actualmente no nosso país, e à União Europeia se devem as principais mudanças estruturais e sociais no nosso país, os principais equipamentos: auto-estradas, IP’s e IC’s, novas escolas, novos hospitais, os Polis que tanto dão que falar, etc, etc. Mais apoio social, mais apoio à cultura, à educação, à saúde, devemo-lo à União, à Europa espaço económico e social que do alto da sua idade e tradições, deve se modelo para o resto do mundo.
Lembram-se como era Portugal antes da adesão à então CEE conseguida por Mário Soares em 1986? O que evoluímos em menos de 20 anos! E hoje, alguém consegue imaginar Portugal fora da União como então alguns defenderam? Alguns que hoje estão no poder, alguns que ainda hoje, ainda que subterfugiamente defendem o nosso isolamento, o nosso “orgulhosamente sós” de outros tempos.
Seria-nos impossível e catastrófico viver fora da UE. Dependemos dela em muitos aspectos, porque ninguém vive bem sozinho. Muitas das leis que hoje são aprovadas no nosso Parlamento, não são mais que a ratificação ou imposição do que já fora decidido em Estrasburgo ou em Bruxelas. Por isso e por tanto mais, a Europa é importante.
E por isso independentemente de quem, votar é absolutamente necessário.
Depois, é preciso escolher, escolher com critérios, escolher reflectindo nessa escolha, quem melhor nos pode representar na Europa, e ajudar no seio dos partidos europeus a que este canto seja um melhor e mais desenvolvido lugar para viver.
Escolher, não em função de quem se veste melhor, ou de quem tem melhor aspecto, ou de quem joga golfe ou não, ou de quem disse mais mal, ou de quem disse melhor, mas escolher em função de quem é mais competente, de quem tem provas dadas do seu valor, do seu mérito, da sua competência.
Alguém sabe o que já fez João de Deus Pinheiro, para além da participação da venda de armas para o Iraque? Mas Sousa Franco levou-nos ao euro e à aproximação da Europa, que agora outros nos tiram, Elisa Ferreira deu-nos as Piscinas, o governo PS deu-nos o Hospital, O Politécnico, a IC3 que estes ainda não conseguiram concluir, o Cine-Teatro, e tantas, tantas outras coisas que são menos visíveis, mas não por isso, de menor importância.
Eu não tenho dúvidas, e julgo que a maioria dos portugueses também não, o voto certo é no PS, mas o importante é não nos fiarmos em sondagens, é percebermos que não bastam as intenções, e dia 13 de Junho só contam os votos dentro das urnas. Espero que o seu, seja você jovem ou menos jovem, homem ou mulher, pobre ou rico, será sempre um cidadão português e europeu, e por isso espero, tenha ido à praia ou não, que dia 13 o seu voto esteja lá! As mudanças não se fazem com intenções, fazem-se com acções, e a mudança começa dia 13.

artigo do camarada Hugo Cristóvão
publicado no jornal Cidade de Tomar de 11.06.2004

Eleições Europeias

No próximo dia 13 de Junho os Portugueses são chamados a um acto eleitoral que passa à margem da grande maioria da população. Nesse dia Portugal irá eleger os seus novos 24 Eurodeputados (menos um que no mandato anterior), neste que será um mandato crucial para o futuro da União Europeia.
Mas, afinal para que serve votar nestas eleições? O voto naquele Domingo (de Europeu de futebol e Santos Populares), assume uma relevância extrema, já que para além da cada vez maior importância dos assuntos europeus, será igualmente uma oportunidade única dos nossos cidadãos mostrarem um exemplo de cidadania se forem em força mostrar um cartão amarelo a um governo que tantos direitos lhes retira.
Sendo verdade, que o poder do Parlamento Europeu é a de quase um mero órgão consultivo, contudo isso será alterado com nova Constituição Europeia, que irá dar maior importância a este Parlamento que nos dias de hoje vive completamente subalternizado em relação à Comissão Europeia e ao Conselho Europeu, sendo por isso a ida às mesas de voto ainda mais essencial, para os nossos eurodeputados serem legitimados pelos Portugueses.
Este mandato será a todos os níveis de importância extrema para Portugal e para a Europa. Serão os primeiros anos de uma Europa a 25 com as consequências óbvias que isso acarreta para um país pobre e pequeno como Portugal, que ficará com menos margem negocial. São igualmente as primeiras Eleições Europeias no pós 11 de Setembro, que acarretou consigo directa ou indirectamente questões tão diferentes como as guerras do Iraque e Afeganistão, os ataques do 11 de Março e a nova ordem geopolítica mundial, onde vários países europeus, incluindo o Governo de Portugal, escolheram o caminho bélico dos E.U.A, não aceitando o caminho pacífico que sempre norteou as posições da U.E., causando uma ferida interna que ainda não sarou totalmente, e ver-se-á neste mandato a gravidade e profundidade dessa ferida, sendo que em Espanha, um dos príncipes da guerra foi derrotado nas urnas pelo socialista Zapatero.
Em termos económicos, muito se irá discutir nos próximos tempos sobre a validade do Pacto de Estabilidade e Crescimento(PEC), que parece morto (basta olhar para a posição do eixo Franco-Alemão) e apenas continua a ser defendido pela ortodoxia liberal, como o caso da nossa ministra Manuela Ferreira Leite. E como será tratada a questão de apenas 12 em 25 países, estarem dentro da zona Euro? Todas estas questões, de cariz económico só realçam a extrema necessidade da participação nas eleições de dia 13 de Junho, pois elas serão discutidas no âmbito europeu no próximo ano.
Com todas as questões de cariz europeu que serão relevantes nos próximos anos, os Portugueses necessitam de uma equipa de Eurodeputados com valor, experiente (mas com gente jovem também), combativa, trabalhadora e com capacidade crítica e isso como parece óbvio não pode ser conseguido pelos candidatos da coligação Força Portugal, que fazem de assuntos sérios, uma mera questão de espectáculo e futebol, não se importando de usar um nome, muito pouco ético em alturas de Europeu.
Em relação aos jovens, como eu, podem se sentir alheados da política e das questões europeias, mas serão eles os mais afectados pelo desenrolar futuro do processo de construção europeia, que começou no sonho de alguns, com um projecto de paz (a C.E.C.A. e a EURATOM, antecessoras da U.E., que surgiram no pós 2 Guerra Mundial) e desenvolvimento para a Europa. Sendo que os jovens devem votar em massa, já que é o seu futuro que está em causa, e encontrarão na lista socialista pessoas que compreendem as especificidades da nossa camada etária (que vive dramas como o desemprego), como são a actual Secretária-Geral da Juventude Socialista, Jamila Madeira, e o seu antecessor e actual Eurodeputado, Sérgio Sousa Pinto.
No dia 13 de Junho, ficar em casa a “ressacar” a noitada dos Santos, ir à praia ou ver o futebol, não pode impedir os Portugueses de mostrar toda a sua consciência cívica, votando no dia 13 de Junho, combatendo o apelo à abstenção feito indirectamente pelo governo.

artigo do camarada Hugo Costa
publicado no jornal O Templário de 10.06.2004

quarta-feira, junho 09, 2004



ANTÓNIO LUCIANO DE SOUSA FRANCO
1942 - 2004

As sentidas condolências pela morte de um grande homem,
um grande português, um grande cidadão que dedicou a sua vida às causas públicas


terça-feira, junho 08, 2004

Links

Relembramos que a listagem de links ali ao lado está em permanente actualização, pois procuramos sempre adicionar todos aqueles que por este ou aquele motivo achamos interessantes ou importantes. Assim, para além de alguns novos nos Outros Sítios de Cá, existem também duas novas secções, os Sítios Jovens e lá mais para baixo os Outros Sítios, que contemplam na sua maioria sites de ONG's - Organizações não Governamentais.
Naveguem por aí, mas não se esqueçam de voltar a este bom porto!

domingo, junho 06, 2004

Objecto voador não identificado

Já todos ouvimos falar na estranha luz que no passado dia 1 andou por aí nos céus de Portugal e também aqui por Tomar como notíciam os jornais locais.
Pois, parece que depois de várias hipóteses falhadas foi finalmente descoberto o que seria, era a tão falada "retoma", o que prova que este governo tem essa estranha habilidade em ver o que a maioria não vê, uma vez que desde há muito andam a apregoar que já a vêm! Bem que o Durão, o Portas e a Manuela, podiam ir para os EUA trabalhar para os Ficheiros Secretos do FBI, podia ser que lá tivessem alguma utilidade!

sábado, junho 05, 2004

Campanha para as Europeias

Ouvindo hoje o debate sobre as europeias no programa Praça Pública da Rádio Cidade de Tomar, ficamos espantados como a Coligação PSD/CDS-PP, aqui representada pela líder do PP local, Alda Carvalho (mais uma vez o PSD a reboque do PP), não sabe dizer uma linha do programa das eleições europeias desta coligação, não apresenta uma ideia sobre a Europa, e todo o discurso é feito em torno da gasta e estapafúrdia conversa da "pesada herança socialista". Incrível!!

Até quando é que vão tentar distrair os cidadãos com essa cantiga, e até quando vão acreditar que os portugueses são estúpidos?

Os tomarenses por exemplo, devem a governos socialistas a "pesada herança" de ter um novo Hospital, um Instituto Politécnico, a variante do IC3, as Piscinas Municipais, o Cine-Teatro recuperado, o Programa Pólis que estes agora atrofiam, entre tantas outras coisas menos vísiveis. E aos governos de Cavaco, e agora de Portas e Durão, o que devem os tomarenses?

Estes senhores com este discurso, devem mesmo querer concorrer a qalquer prémio de comédia. Por este caminho ainda vão dizer que a morte do Kennedy, ou o naufrágio do Titanic também são culpa do PS!!

Quando ouvimos estes senhores falar até dá vontade de citar o João M. Pinto: "Estivemos à beira do precipício, mas conseguimos dar o passo em frente!"

Universidade de Verão 2004

O Partido Socialista está a organizar a Universidade de Verão de 2004. A cidade de Évora volta a ser a cidade escolhida para acolher esta iniciativa que no ano passado recebeu elogios generalizados.

A edição deste ano tem como tema A Política e os Média, e vai decorrer entre os dias 23 a 28 de Agosto.

Consulta o Programa Provisório e o processo de candidatura a participante na Universidade de Verão.

quarta-feira, junho 02, 2004

Reunião

Domingo, pelas 16.30h na sede do PS, reunião do secretariado que como vem sendo hábito será aberta também, a todos os militantes e simpatizantes que queiram aparecer. E devem aparecer!
De forma informal, falaremos da actual situação política, da campanha para as europeias, de actividades (lúdicas) para este Verão, e de tudo o mais que nos/vos ocorrer.
Além de que com o calor a despontar, é tempo de recuperarmos aquele velho mote da jota daqui que diz: "mais vale um bagaço na mão que um whisky no balcão" sendo que o bagaço pode ser trocado por imperial! (se calhar também não era politicamente correcto dizer isto...)
até lá, saudações socialistas, e sintam-se como no apoio à selecção: estão todos convocados!

Anedota, daquelas

Nós sabemos, é feio, é maldoso, não é politicamente correcto, mas também, não fomos nós que descemos o nível, e, talvez pela nossa irreverente juventude, não conseguimos resistir a publicar estas coisas que nos enviam... e rir afinal, funciona ao menos como analgésico.

"Durão Barroso e o seu motorista passavam por uma estrada quando,
subitamente, atropelaram um porco matando-o instantaneamente.
Durão Barroso disse então ao seu motorista que fosse até à quinta e
explicasse ao dono do animal o que tinha acontecido.
Uma hora mais tarde, Durão Barroso vê o seu motorista a cambalear em
direcção ao carro, com um cigarro na mão e com uma garrafa na outra.
A roupa estava toda amarrotada.
- O que é que aconteceu?- perguntou o Durão Barroso.
O motorista respondeu:
- Bem, o dono da quinta deu-me vinho, a sua mulher, cigarros e a sua
charmosa filha de 19 anos fez amor comigo, apaixonadamente.
- Meu Deus! Mas o que é que lhes disse? - perguntou Durão Barroso.
- Sou o motorista do Durão Barroso e acabo de matar o porco!"

terça-feira, junho 01, 2004

E os nomeados para o Globo do político mais mal-educado são:

"1) Manuela Ferreira Leite, pelos insultos dirigidos ao deputado socialista Eduardo Cabrita ("incompetente", "não merece o salário que ganha");

2) João de Almeida, por ter apelidado Sousa Franco de "senhor careca, de óculos grandes e esquisitos", acrescentando o curioso detalhe de o ter visto escapando à perseguição de dois (!?) cobradores de fraque;

3) Ana Manso, pela elevada sentença: "À frente da lista do PS temos um homem sem categoria. E não é por lhe faltar alguma coisa em termos físicos".

Como é possível? Que absoluta falta de nível! Que inacreditável baixeza! De pessoas com esta responsabilidade espera-se, no mínimo, boa-educação. Dignidade.

Pela pessoa que é e pelos serviços que já prestou a Portugal, quer como governante quer como académico, Sousa Franco não merecia, não devia, não podia ser ofendido desta forma. Os insultos de que foi alvo são tão injustos e despropositados como aqueles que atingiram Eduardo Cabrita (a quem também estendo a minha simpatia e respeito). Mas são de um teor (ainda) mais grave, pois pretendem ridicularizar o Professor Sousa Franco, amesquinhá-lo, invadir publicamente a sua esfera privada e expô-la de forma vil.

Apesar de tudo, há um (único) ponto positivo nestes episódios lamentáveis: estas pessoas mostraram de que material são feitas. Vale tudo."

colocado por Bruno Rocha no estaleiro

PS próximo da maioria absoluta

"O PS está próximo de obter a maioria absoluta dos votos expressos, nas eleições europeias do dia 13, segundo o barómetro da Marktest para a TSF/Diário de Notícias. De acordo com os dados hoje divulgados, os socialistas poderão atingir os 49,2 por cento dos votos, enquanto que a coligação do PSD/CDS-PP ficará nos 37,4 por cento.

O Porto, Lisboa e o Sul do país são as regiões fortes do PS. Outro dado significativo, à esquerda, é a maior votação na Grande Lisboa no Bloco de Esquerda, em detrimento da CDU. A nível nacional, a situação inverte-se com a coligação do PCP e «Os Verdes» a obter 6,3 por cento dos votos, e os bloquistas a chegarem aos 5 por cento das intenções de voto.

O cenário de uma vitória socialista nas eleições europeias perde umas décimas, em relação a Abril, mas continua a rondar os 50 por cento de preferências dos inquiridos pelo barómetro.

O barómetro foi realizado entre os dias 17 e 22 de Maio com o objectivo de saber em quem votariam os portugueses se hoje se realizassem eleições para o Parlamento Europeu. A amostra é de 804 entrevistas telefónicas, 377 a mulheres. O erro de amostragem é de 3,46 por cento."

notícia Portugal Diário

Mas não nos deixemos levar em cantigas, nada está ganho antes do tempo, o que interessa mesmo é não deixar de ir votar no dia 13 de Junho!