segunda-feira, janeiro 28, 2008

Emancipação






















A Juventude Socialista de Tomar, esteve presente com uma comitiva de 4 pessoas (Hugo Costa, Hugo Lucas, Sandra Silva e Hugo Cristóvão) na Convenção da Emancipação Jovem no concelho de Terras de Bouro – Distrito de Braga. Durante esse fim-de-semana debateram mais de 170 jovens socialistas de todo o país com os secretários de estado Fernando Medina, Idália Moniz, Pedro Marques, João Ferrão, Laurentino Dias e o Ministro Viera da Silva, assuntos relacionados com emprego, habitação, segurança social e deficiência. No fim destes dois dias o balanço era claramente positivo, a nível de formação política e convívio. As fotos agradecemos ao camarada Mário Gonçalves da concelhia do Entroncamento.

sábado, janeiro 12, 2008

Orçamento 2008

Na última reunião de Assembleia Municipal foi aprovado com os votos da bancada do PSD o Orçamento para 2008. Mesmo que muitos apenas coloquem a questão do ponto de vista técnico, a verdade é que mais que um documento técnico o "Orçamento" é um documento político, onde são expressas opções com forte poder vinculativo para o presente e futuro. Do ponto de vista histórico, as discussões sobre os orçamentos começaram por ser a explicitação sobre onde os Executivos gastavam o dinheiro dos impostos em prol da sociedade, já que para os cidadãos os impostos eram o preço a pagar por se viver numa sociedade organizada. Contudo, essa discussão alargou-se. O Orçamento é hoje o documento de cariz político mais importante do ano.
Olhando de forma sucinta para o orçamento, encontramos várias opções de qualidade muito duvidosa e onde se encontram colocados todos os erros históricos da gestão PSD em Tomar.
A nível de receitas, não posso deixar de salientar que elas parecem bastantes "alavancadas" em vários pontos, mesmo com a necessidade conhecida de fazer orçamentos por cima para efeitos de dotação de fundos, a verdade é que na maioria dos pontos "colocados por cima", o mesmo não faz muito sentido, nomeadamente quando se baseia em receitas de mais de 5 milhões de Euros da venda do Convento Santa Iria. Que negócio é este? É apenas contabilístico? Ou é uma megalomania?
Ainda no campo das receitas não deixa de ser curioso que mesmo com o Parque de Campismo votado para o "esquecimento" pela gestão PSD, como pode o mesmo executivo abrir a rubrica de receitas de Parque Campismo? Será que pretendem tarifar todos aqueles que por falta de melhor alternativa pernoitam em caravanas junto ao convento? Só se for isso…
Este é igualmente o orçamento, onde se encontram todas as opções erróneas do passado, sendo que esses mesmos erros costumam ser julgados pela imperdoável ciência do tempo, a História. Dessa forma este é o orçamento da ponte do flecheiro, do pavilhão municipal ao pé do rio e mesmo do grande elefante branco do nosso tempo, a rotunda que o próprio PSD já critica e que agora vai ser destruída e que foi o princípio do fim.
Como caso paradigmático e representativo da Gestão PSD em Tomar sem qualquer visão social é o facto de o executivo planear gastar em publicidade o valor exorbitante de 150 mil euros e na função social de apoio aos alunos mais carenciados do concelho apenas 50 mil. Num concelho onde a pobreza é uma "verdade inconveniente" para a Gestão PSD, um valor tão pequeno neste gasto social básico e que procura a igualdade de oportunidades é ridículo. Basta pensar que se existirem 1000 crianças e jovens a precisar deste apoio no concelho, o apoio mensal a cada uma é de apenas 4 Euros. 4 Euros? Que se faz com 4 Euros? Só se for caridadezinha…típica de um PSD que não tem a visão activa de resolução dos problemas sociais.
Concordo inteiramente com o princípio económico, que os actuais investimentos também têm de ser suportados pelas gerações futuras. Mas mais de um milhão de euros de juros da dívida, não começa a ser um valor preocupante? Não poderá existir um efeito bola de neve?
Os 10 anos PSD foram anos de desinvestimento em formação e nem o novo QREN assente nesse basilar princípio de trabalhadores com mais formação, significou um aumento quantitativo claro do dinheiro gasto em formação, para dessa forma servir-se melhor os munícipes. Podemos ainda referir o facto de o Mercado Municipal apenas contemplar um valor ridículo para o seu arranjo, mostrando o claro objectivo de fecho do mesmo por parte do PSD. Será que será mesmo o PSD a ligar para a ASAE?
Como conclusão digo que este orçamento representa o descalabro, sendo o texto uma autêntica cópia do passado e um concelho que caminha a uma velocidade negativa e que terá um futuro negro. Precisamos de um concelho mais justo socialmente e onde o investimento e o emprego sejam valores, e o ano de 2008 não contará com isso da parte do PSD.


Hugo Costa