segunda-feira, janeiro 22, 2007

2007 - O Marasmo Concelhio

A análise política muitas vezes tende a considera um orçamento como um documento meramente técnico e muitas vezes de difícil decifração, contundo mais que a componente contabilística, o que nos deve interessar quando olhamos para o Orçamento do Município de Tomar é a as apostas políticas e a falta delas. O Orçamento representa os objectivos para um ano e é dessa forma que tem de ser visto.
Nos seus planos para 2007 o executivo PSD em Tomar continua a pautar a sua intervenção pela megalomania de alguns projectos desnecessários e a contínua falta de apoio ao desenvolvimento económico, ao emprego e uma política estruturada de apoio à habitação a custos controlados. Começo por falar do último ponto, na última sessão da Assembleia Municipal em resposta a uma intervenção minha sobre o preço elevado das habitações em Tomar a bancada do PSD referiu que isso era bom, porque permitia aos vendedores, vender as casas mais caras do que em Torres Novas, Entroncamento ou Barquinha. É esta a visão social do PSD, em Tomar? Se for, não é a que os tomarenses precisam. Ou já nos esquecemos que as gerações mais jovens têm abandonado continuamente o nosso concelho pelo preço das casas?
Em relação ao desenvolvimento económico e criação de emprego, mais que olhar para os números que orçamento nos dá para uma ou outra rubrica, a necessidade está em arranjar uma estratégia corajosa de apoio ao empreendedorismo e criação de emprego. Tomar, tem de sair rapidamente do marasmo e aproveitar as suas enormes potencialidades socioeconómicas para arriscar e ter a coragem de apoiar as empresas que se queiram estabelecer e as que já cá estão numa clara estratégia com vista ao objectivo de crescimento económico e prosperidade. É este o desejo dos tomarenses para 2007, desenvolvimento económico do concelho e prosperidade, princípios já bem enunciados pelo Partido Socialista no passado recente.
O ano que agora começou será inevitavelmente marcado pela Festa dos Tabuleiros, expoente máximo das tradições do nosso concelho. Mas será que tudo está a ser preparado devidamente pelo executivo? A verba prevista em dotação orçamental é completamente exígua e de uma necessária revisão. Para quê então orçamentar por um valor tão baixo? É uma dúvida que me fica na análise do documento.
Contundo Tomar é uma cidade cada dia mais triste, em cada segundo os seus moradores demonstram mais tristeza pelo estado das coisas. Uma cidade onde abundam os buracos, as megalomanias que correram mal e que estão ao abandono (Fonte Cibernética, obra emblemática do PSD), zonas históricas desprezadas e de lazer destruídas. Será que foi esta a cidade que os nossos avós desejaram deixar para os seus netos? A essa pergunta a resposta é um claro não. Olhe-se como a antiga cidade jardim tem preservado a sua mata, através de silvas e de falta de limpeza. Será que a câmara se pode desculpabilizar disso como tem acontecido? Se fosse noutro concelho e com outra maioria, tudo não estaria já resolvido? Lembro a este propósito e no seguimento deste contexto as posições recentemente assumidas pela Juventude Socialista na defesa da mata e da zona envolvente ao nosso Convento de Cristo, uma das maravilhas do nosso país. Contundo, onde ficaram essas propostas? Em saco roto?
O PSD de Tomar continua no seu "árduo" trabalho de cumprir a folha em branco que apresentou como programa aos tomarenses. Ou não é verdade que o PSD não apresentou programa para a câmara nas últimas autárquicas? Parece que em relação a isso e pelo que foi dito em Assembleia Municipal, o programa do PSD seria o somatório das juntas. E nas juntas onde o PSD, não ganhou? Sinceramente é uma explicação estranha, até porque o PSD não se candidatou às 16 freguesias do concelho. Será que não existia projectos para Carregueiros? Ou aí seria o programa da CDU?
Em 2007 os tomarenses clamam por dignidade para a sua cidade, mas igualmente para as suas zonas rurais. Que aldeias possuem verdadeiros espaços de convívio, encontro e lazer? Que aldeias, tem no seu centro uma praça que sirva de seu ponto de encontro? Em relação à parte rural o PS Tomar (ao contrário de outras forças da oposição) tem estado na intransigente defesa do concelho como um todo, concelho que vai muito além do eixo Alameda - Praça da República. Dessa forma, estivemos na quase totalidade das freguesias, aquando da discussão do Orçamento Participativo. Que outras forças, o fizeram? A defesa das pessoas e os princípios do humanismo marcam a forma de estar do PS na política nacional, mas igualmente na local.
O ano que se inicia pelas razões acima enunciadas é um ano de oportunidades, mas que ao mesmo tempo nos pode conduzir ao marasmo total, se como tudo indica a política do executivo PSD continuar a ser gerida da mesma forma megalómana, como se Tomar vivesse no paraíso. Que em 2007, Tomar consiga respirar e sorrir, libertando do seu interior a infinita tristeza que carrega.

Hugo Costa
Artigo Jornal O Templario 11-1-2007

terça-feira, janeiro 16, 2007

Jovens Pelo SIM


O Movimento «Jovens Pelo SIM» entregou na 6ª-Feira, dia 12 de Janeiro, pelas 11h, na sede da Comissão Nacional de Eleições, o dossier relativo à sua legalização como grupo de cidadãos independentes, sendo assim admitida a sua participação no referendo de dia 11 de Fevereiro.Desse dossier constaram 14.171 assinaturas, recolhidas em todo os pontos do país, em acções concertadas pelo próprio Movimento. A delegação, encabeçada por Pedro Nuno Santos e Natasha Nunes, foi recebida pelo presidente da CNE, o Juiz Conselheiro João Carlos de Barros Caldeira sob atenção da diversa imprensa presente.A delegação era composta por alguns dos mandatários do Movimento, entre eles: Alexandre Ferreira, André Luz, Joana Seixas, José Guilherme Gusmão, Pedro Vaz, José Reis Santos, Rosa Félix, Sara Gonçalves e Sara Rocha.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

SIM

Assembleia de Movimentos pelo Sim

14 Janeiro - Domingo - 15h Aveiro - Centro Cultural de Congressos


Uma iniciativa com intervenções de todos os movimentos. Será lido um apelo ao voto no dia 11 de Fevereiro, subscrito por todos os movimentos.

PS SIM


Já está na rua a campanha do Partido Socialista pelo Sim no referendo de dia 11 de Fevereiro, em Tomar assim como no resto do país já se podem encontrar os cartazes do PS, onde como seria de esperar o apelo ao Voto Sim é feito de forma moderada.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Tomar


Como por vezes existe um desconhecimento da geografia do nosso concelho, aqui fica o mapa da localização das nossas 16 freguesias:

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Tomar no Expresso

"A revista "Única" do semanário Expresso publica na edição de hoje o top das 50 melhores cidades portuguesas para viver, onde Tomar ocupa a 12.ª posição.

Além de Tomar outras três cidades do distrito surgem na tabela: Santarém, Torres Novas e Abrantes.

São 20 os critérios de avaliação, desde as acessibilidades ao desempenho económico passando pelo estacionamento e animação.

No ranking, Santarém surge em 30.º, Torres Novas em 32.º e Abrantes em 38.º"

fonte: www.otemplario.pt

quarta-feira, janeiro 03, 2007

IVG - 2007

Ano novo, vida velha. O Euro tem mais um país com a entrada da Eslovénia e a União Europeia mais dois, com as entradas da Bulgária e Roménia. Contundo até 11 de Fevereiro a JS, joga aquele a que o nosso secretário-geral já chamou a batalha da vida da JS, a vitória do SIM no referendo da Interrupção Voluntária da Gravidez.
Vamos todos lutar na rua…


Hugo Costa

terça-feira, janeiro 02, 2007

Distrito

Para se ter ideia do distrito em que estamos inseridos para a campanha da IVG, nada melhor que ver os resultados do sim no distrito, concelho a concelho no referendo de 1998:

Alpiarça – 86,6%
Benavente – 78,2%
Coruche – 77,2%
Cartaxo – 73,4%
Salvaterra de Magos -72%
Entroncamento – 71,8%
Chamusca – 69,8%
Almeirim – 66,9%
Golegã – 65,8%
Barquinha – 65,6%
Constância – 64,7%
Santarém – 64,3%
Abrantes – 61,9%
Alcanena – 56,2%
Torres Novas – 54,1%
Tomar – 48,5%
Rio Maior – 44,5%
Sardoal – 34%
Mação -37,8%
Ferreira do Zêzere – 25,4%
Ourém – 22,2%