Foi este passado fim de semana que estivemos no Luso com outros 100 militantes da JS no segundo momento de formação autárquica provida pela Fundação Bissaya Barreto.
Nos 4 módulos administrados foram abordados os temas: Gestão Financeira, Administração Autárquica, Gestão Urbanística e Marketing Político.
Assuntos tão caros a Tomar como a elaboração dum PDM ou que competências atribuir ou protocolar com as Juntas de Freguesia, foram discutidos por lá.
Um excelente momento que certamente se irá repetir, na certeza e vontade que a JS tem, em ser cada vez mais uma escola de cidadãos com capacidade de intervenção política fundamentada e consciente.
Os formandos escutam com atenção. Aqui, falava-se de competências das autarquias.
Foram cerca de 100 neste segundo fim de semana de formação.
Ao fundo, Marcos Perestrelo, Secretário Nacional do PS para a organização, fala na sessão de encerramento, sobre a importância da formação e enriquecimento pessoal, a quem queira efectivamente fazer política.
Pedro Nuno Santos, Secretário-geral e deputado, também na sessão de encerramento, enaltece o valor da formação e da necessidade contínua de fazer mais e melhor.
Nuno Antão, Presidente da JS Ribatejo, deputado e candidato à Câmara de Salvaterra de Magos, Miguel Pires de Santarém, e Marco Caetano do Cartaxo, foram alguns dos camaradas do distrito que também estiveram por lá.
A presença feminina foi também muito notada, o que prova a cada vez maior participação das mulheres na política.
Por dois dias, o Grande Hotel do Luso serviu de escola aos jovens socialistas.