segunda-feira, setembro 05, 2005

Comunicação da Mandatária para a Juventude

Lido no jantar do passado sábado, onde não pode estar presente

Caros amigos,

É com pena que vos falo por voz que não a minha, em virtude de não me ser possível estar na vossa presença.

Não tenho jeito para discursos e nem igualmente para a política, e se calhar, muitos dirão que sou muito nova para isso. Talvez seja verdade.
Mas verdade também é que, novos ou velhos, mulheres ou homens, todos fazemos parte desta mesma comunidade, e todos devemos ter uma palavra a dizer, e fazer uso dela.
Porque tendo ou não, jeito ou idade para a política, tenho o gosto pelas pessoas e pela cidade onde vivo, o gosto por Tomar, esta cidade que acho linda, e que mais ainda o deveria ser.

O que sei fazer talvez melhor é saltar, é no trampolim que me sinto à vontade, mas sei que não vou fazer isso sempre, e que não é por ser ginasta, ou sequer por ter medalhas, que tenho a minha vida construída. A minha vida, o meu futuro, como o de tantos outros jovens deste concelho, é uma grande incógnita, mas nessa incógnita eu gostava que uma coisa fosse possível, gostava que o meu futuro passasse por Tomar.
É por isso, é por esse futuro, é por esse sentimento de dificuldade no futuro que eu e os outros jovens sentimos, sentimento que gostava de ver terminado, que aceitei honrada ser mandatária para a juventude do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas. Porque, acima de tudo, aqui conheço pessoas, e sei que o que fazem gostam de fazer bem, sei que gostam de trabalhar pelos outros, sei que gostam de trabalhar em conjunto, e sei, principalmente que, como eu, gostam de Tomar.
Acredito que estas pessoas têm a força e a visão para fazer do futuro de Tomar, um futuro mais risonho do que aquele que agora se prevê. Um futuro, pode dizer-se, mais cor de rosa.

Naquilo que gosto de fazer, naquilo pelo qual me conhecem, nem sempre saltar mais alto nos garante a vitória, mais importante que saltar alto, é saber cair em pé.
E é isso que espero, e é isso que acredito que o PS tem para oferecer aos tomarenses, não a promessa do maior salto, não o sonho do salto mais perfeito, mas a consciência e a responsabilidade de que todo o salto tem uma queda, que todo o acto tem uma consequência, que toda a obra tem um fim, que toda a promessa tem uma dívida.
E é pela consequência, pelo fim, pela dívida, que acredito na consistência do Projecto do PS, é essencialmente, e repito-o, pelas pessoas, pelo que conheço de alguns, sei que será certamente uma equipa forte para um projecto no primeiro lugar do pódio.
E é por esse Projecto que é o futuro de Tomar, que humildemente aceitei, ser mais um elemento desta grande Equipa.

Por Tomar e por todos nós!

Um bem-haja a todos! A melhor sorte para o Carlos Silva e todos vós,
Saudações amigas e solidárias da
Ana Rente


Image hosted by Photobucket.com