sábado, junho 24, 2006

Sport TV - O Fim do Futebol...

"Na primeira semana do Mundial, entre 9 e 15 de Junho, Portugal foi o país que menos acompanhou os jogos das outras selecções da prova que se realiza na Alemanha. A razão? A larga maioria dos encontros é transmitida numa televisão de acesso pago, a Sport TV, ao passo que no resto da Europa a esmagadora maioira dos países recebe o Mundial em canais de sinal aberto.

Segundo um estudo realizado em 40 países espalhados pelo mundo pela agência internacional Carat, em Portugal a audiência média dos jogos do Mundial de futebol que envolvem as selecções de outros países foi, na primeira semana, de apenas 1,6 por cento - o valor mais baixo entre todos os participantes na prova. Por outro lado, quando joga a sua equipa, os portugueses estão entre os maiores apoiantes, com uma audiência média de 32,8 por cento, apenas atrás dos italianos (34,9) e dos holandeses (36,2), os grandes aficionados pela sua selecção.

Tamanho desinteresse, só na Austrália (2,1) ou em Espanha (2,9), mas ambos os países também têm audiências médias, quando joga a sua selecção, bem mais baixas que a portuguesa - no caso australiano é até metade da nacional.

Na primeira semana, os jogos mais vistos em todo o mundo foram os emitidos em horário nobre, com o Itália-Gana no primeiro lugar (56,7 milhões de espectadores em todo o mundo), seguido pelo encontro de abertura (Alemanha-Costa Rica, 55,4 milhões). Angola-Portugal foi visto por 42 milhões de pessoas e ocupava o 4.º lugar."

Fonte: www.publico.clix.pt