segunda-feira, junho 30, 2008

Congresso Nacional

No dia 29 de Junho de 2008, realizaram-se eleições de delegados para o Congresso Nacional da Juventude Socialista. A única lista existente estava adstrita à moção “Agir por mais igualdade” da candidatura de Duarte Cordeiro a Secretário-Geral da JS.

A lista era composta por:
Hugo Lucas
Sandra Silva
Bruno Garcia
Marina Policarpo

Os camaradas Hugo Costa e Hugo Cristóvão são inerentes ao congresso enquanto membros dos órgãos nacionais cessantes.
A camarada Susana Faria foi eleita pelo Núcleo de Estudantes Socialistas do ISEG.
O congresso realizar-se-á dias 18,19 e 20 de Julho no Porto.

O Secretariado da Juventude Socialista de Tomar

quinta-feira, junho 19, 2008

Directiva da Imigração Ilegal

Portugal apresenta leis no campo da nacionalidade e da imigração justas e com forte sentido humanista, não tivessem sido elas fruto de medidas tomadas pelo Partido Socialista.Contudo, não deixa de ser preocupante a nova Directiva Comunitária sobre imigração ilegal, onde o pensamentos de Berlusconi e Sarkozy parecem ser dominantes.


Ver notícia:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1332719&idCanal=11

Emancipação II

Conjuntamente com o emprego, o conceito de Habitação é fundamental para uma total Emancipação Jovem. O direito à Habitação para todos é um direito constitucional (artigo 65º) e a garantia de uma política de habitação justa e com visão social deve ser um objectivo claro dos governos, com especial incidência para os da família do socialismo democrático e do trabalhismo. Dessa forma ganha total relevância para a vida de um jovem que deseja a sua emancipação plena ter uma Política de Habitação a pensar em si.Em Portugal, já muito foi feito, mas é preciso agir por mais. O Porta 65 Arrendamento Jovem com as alterações defendidas pela Juventude Socialista a serem aceites, tornou-se num programa mais justo e um verdadeiro apoio ao arrendamento jovem, nomeadamente com a alteração das rendas e da taxa de esforço, mas muito mais é necessário fazer.O apoio à auto-construção, um maior apoio fiscal aos jovens, a devolução do centro das cidades aos jovens e a imputação de responsabilidades às autarquias (tantas vezes centradas apenas nas rotundas) são necessidades que imperam. A discussão da lei das rendas e da lei dos solos são questões que tem de ser colocadas sem qualquer tipo de preconceito ideológico, sendo que são necessidades claras para uma melhor Politica de Habitação.Na habitação a esquerda tem de encontrar novos paradigmas e compreender que foi a politica de “gueto” tantas vezes praticada por partidos socialistas na Europa que gerou enormes problemas sociais.

Hugo Costa

terça-feira, junho 10, 2008

Emancipação Jovem

O conceito de Emancipação Jovem tem ganho relevância nos últimos anos, sendo constituído entre outros pontos pelo emprego, habitação e empreendedorismo. O enfoque que tem sido dado a esse tema advém da batalha que a JS tem travado pela Emancipação dos Jovens.A nível de emprego (num próximo post falarei de habitação), o crescimento económico é o motor de qualquer política de emprego e de crescimento do mesmo. Em relação ao emprego os dados macroeconómicos demonstram que o Governo do Partido Socialista obteve importantes avanços, acredito contudo que os mesmos podem vir a ser melhorados até ao final da legislatura. Contudo existe 20 % de precariedade laboral que afecta sobretudo os mais jovens.Começo por abordar os estágios não renumerados de cariz não académico, onde concordo com o Governo no seu combate, visto não ser digno trabalhar a custo zero, sendo isso um sinónimo do conceito de “escravatura”. Em relação aos estágios curriculares de cariz obrigatório deve ser definida uma necessária descriminação positiva nas propinas e bolsas de alojamento e alimentação, quando necessária a deslocação do local de estudo ou residência para compensar o aluno e permitir continuar os seus estudos. Em relação aos recibos verdes sendo a lei já é muito restritiva, deve existir é um claro reforço da fiscalização e punição.No campo da protecção social às formas precárias de trabalho, acredito que temos de discutir abertamente e sem preconceitos um sistema de protecção social que inclua os trabalhadores a recibos verdes e os empresários em nome individual. Contudo estou ciente das dificuldades de adaptação deste modelo a Portugal, devido aos elevados níveis de precariedade registados.Acredito pois que as melhorias previstas na lei são positivas, mas poderemos ir mais além, para Agir por + Igualdade.

Hugo Costa

sexta-feira, junho 06, 2008

Blog da Candidatura

Notícias sobre a candidaduta de Duarte Cordeiro,

ideias-a-mexer.blogspot.com