segunda-feira, maio 11, 2009

Toda a verdade sobre o ataque do PSD ao IC3 e IC9…

Nos últimos tempos temos assistido a uma utilização demagógica do investimento público como arma de arremesso político da parte do PSD. Este partido apresenta um discurso confrangedor e que nos leva para um Portugal que já acabou em 1974. Uma retórica onde isolacionismo e o “orgulhosamente sós” são regra. Uma visão onde a modernidade e o desenvolvimento de Portugal não tem lugar. É preciso dizer aos tomarenses que a questão do mesmo investimento é central para o concelho e que Tomar é um dos concelhos mais prejudicados de todo o país pelas posições do PSD nacional. Entre essas “obras” criticadas contam-se o IC3 e o IC9. E onde tem estado o executivo municipal na sua defesa?
Comecemos pelo IC3. A ligação Tomar - Condeixa é de uma importância vital para o concelho de Tomar e respectiva região. Com a nova ligação prevista, o nosso concelho vai aproximar-se da cidade da saúde por excelência e de um dos mais importantes pólos de ensino e cultura do país. Acham isso pouco importante? E a aproximação a um dos principais eixos turísticos do país é irrelevante? Ou transformar a ligação entre a “capital” da região centro e Tomar numa ligação rápida e segura não interessa? Os tomarenses conhecem a actual ligação Tomar Coimbra, sabem como ela está e como precisa de ser alterada, infelizmente os dirigentes máximos do PSD não conhecem o interior do país e as suas necessidades. Dessa forma continuam com a defesa que os investimentos beneficiem os já privilegiados. Qual a razão? É só desconhecimento?
A verdade estranha é que o PSD nacional tem feito do ataque a esta mesma estrada a sua principal bandeira política. A famosa terceira auto-estrada que o cabeça de lista às Europeias tanto crítica é o IC3. Esperávamos desta forma uma reacção política forte do Presidente do Município de Tomar e do respectivo Presidente da Assembleia Municipal. Mas que reacção tivemos? Uma passividade compreensiva para com o PSD nacional. A verdade é indesmentível: O PSD de Tomar (na última Assembleia Municipal) votou contra a condenação destas palavras e da valorização do mesmo IC3. Uma vergonha absoluta que só pode ser compreendida pela colocação dos interesses do PSD nacional acima dos interesses de Tomar.
Mas nem só no IC3 temos tido o município a tomar posições estranhas e contra o interesse de Tomar. Na futura estrada que nos vai ligar ao litoral (IC9), o mesmo PSD recusou a sua valorização em anterior Assembleia Municipal. E mais estranho ainda numa concessão que tem como nome Tomar – Nazaré, o executivo de Tomar não esteve presente no seu lançamento achando que o mesmo não seria importante. Não compreendo tal decisão e a mesma só pode ser entendida à luz de uma agenda muito apertada a chumbar toda e qualquer proposta do Partido Socialista.
Podia falar das restantes obras públicas previstas pelo governo (irei fazer isso em próximo artigo), mas limito-me a demonstrar que estar com o PSD em qualquer dos três actos eleitorais que se aproximam é estar contra o IC3 e o IC9. Estar com o PSD é continuar a defender estradas inseguras e que Tomar não volte a estar no centro das redes viárias nacionais. Eu não acredito neste caminho. E você?
Hugo Costa in Templário