segunda-feira, setembro 13, 2004

Nota de Imprensa - Colocação de Professores

A Federação Distrital de Santarém – JS Ribatejo, vem lamentar a forma leviana e irresponsável, perturbada e pouco transparente, como foi conduzida a colocação de professores pelo Ministério de Educação e seus serviços centrais.
A JS condena a falta de respeito que a Ministra da Educação e os seus Secretários de Estado demonstram para com os professores, profissionais da educação, e o mesmo desrespeito que assim, ainda que de forma indirecta, mostra para com alunos, pais, e a sociedade em geral.
A JS lamenta que num país com graves deficiências na Educação, Formação, e preparação para a vida activa e do trabalho; num país com défice de quadros profissionais; e num país com uma elevada taxa de abandono escolar, se menospreze ou se brinque desta forma com a Educação e os seus profissionais, comprometendo assim o desenvolvimento e a ambição de um futuro melhor para Portugal e para os portugueses em geral.
A JS lamenta que na base destes problemas, estejam medidas como a extinção dos CAE’s (Centros de Área Educativa), entre os quais o da Lezíria e Médio Tejo, usando assim uma política de centralização e consequente afastamento entre o Ministério e os professores, tornando mais difícil a resolução dos seus problemas.
A JS condena o autismo e a arrogância do anterior Ministério, em não ouvir as chamadas de atenção produzidas pelos seus parceiros sociais, e em concreto pelos sindicatos.
A JS apela à sociedade civil, que apoie os professores e atente nos seus problemas, pois estes são o garante duma evolução positiva da nossa sociedade, e porque a nobre arte de ensinar merece o respeito e o cuidado de todos.

Santarém, 6 de Setembro de 2004

A JS Ribatejo / FDS

(a colocação deste post vem um pouco atrasada, mas o tempo tem sido curto, ainda assim, as nossas desculpas)