terça-feira, novembro 02, 2004

Jantar de (O)posição: 'Nova Lei do Arrendamento'

Como havíamos anunciado, realizou-se sábado passado mais um jantar de (o)posição organizado pela concelhia local e a Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista/ JS Ribatejo, subordinado desta vez ao tema “Nova Lei do Arrendamento”.
O Jantar decorreu na Quinta da Anunciada Nova e estiveram presentes cerca de 60 militantes da JS e também do PS local. Estiveram presentes entre outros, Leonor Coutinho deputada na Assembleia da República e ex-Secretária de Estado da Habitação, Pedro Nuno Santos, Secretário-geral da JS e Nuno Antão, Presidente da Federação Distrital.
Deste jantar onde foi discutida a fundo esta lei que o actual governo pretende introduzir, sublinham-se algumas ideias principais: a de que esta lei não vem, ao contrário do que pretende o governo fazer crer, incentivar ao arrendamento, pelo contrário, os arrendatários passarão a estar em situações mais precárias, e os proprietários também não serão muito beneficiados, pois dificilmente conseguirão fazer obras nos prédios degradados.
Sublinha-se ainda que esta lei será muito prejudicial para o comércio, em especial para o da restauração e bebidas onde uma grande parte dos estabelecimentos é arrendada.
Por tudo isto, um dos principais efeitos desta lei, poderá ser o de vir a tornar ainda mais desertificados e degradados muitos centros de cidades mais envelhecidas como é o caso de Tomar.
Do encontro, ficou ainda a ideia de que é necessário a construção de mais habitação social e habitação a custos controlados, pois essas sim são políticas que podem ajudar a resolver muitos problemas de várias famílias, em especial as de jovens casais que vêm hoje mais difícil a sua emancipação, pois cada vez mais tarde conseguem ter meios para deixar a casa dos pais.

Leonor Coutinho explica os contornos da nova lei


Pedro Nuno Santos expõe as preocupações da JS


Nuno Antão no uso da palavra


aspectos parciais da sala