segunda-feira, janeiro 09, 2006

Artigo da Vera Simões

Porque Apoio Soares


Vivemos actualmente numa sociedade em que cada vez mais os jovens devem assumir uma responsabilidade cívica. Essa responsabilidade, passa obviamente por expressar opiniões e sentimentos, elevar a voz construir conhecimento e também favorecer uma relação criatividade-experiência com aqueles que já passaram pela caminhada que é a vida.
O nosso país precisa determinantemente viver um presente que cada vez mais nos abra portas para um futuro coerente, disciplinado e essencialmente seguro, mas obviamente que esse futuro só pode ser construído através da ponte estabelecida com o nosso passado histórico.
O Dr. Mário Soares é de facto uma das figuras mais marcantes da História Politica Portuguesa, que actua de uma forma interventiva e com uma perspectiva cuidada de Portugal e do Mundo.
Sou jovem e desde a mais tenra idade que estou ligada ao desporto, sendo uma das formas que encontro para me expressar, para estar ligada a pessoas e essencialmente para partilhar conhecimento e experiências.
Deixa-me bastante contente, o facto de o mandatário distrital da candidatura do Dr. Mário Soares, ser um dos mais proeminentes atletas portugueses, o medalhado olímpico, Rui Silva. Pois é, o desporto une multidões, é gerador de atitudes e invoca o ser humano a ser activo e isto é, nada mais, nada menos, do que a atitude que nós jovens devemos assumir: SER ACTIVOS ajudando a construir um País melhor para os nossos filhos.
Esse País melhor, passa também por uma preocupação constante e inovadora da educação, tal como o Dr. Mário Soares, acredito que a educação é um vector estratégico para o desenvolvimento.
Todos os dias na minha actividade profissional deparo-me com situações que são deveras preocupantes, a insegurança que os jovens sentem para entrar no mercado de trabalho, o investimento pessoal e monetário que existe por parte dos pais em colocar um filho na universidade a estudar e mais do que isso, sinto que os jovens apresentam um discurso triste, desiludido e com medo do que o futuro lhes reserva.
Julgo que esta é a hora de dar um rumo a um país que cada vez mais, está envelhecido e que precisa estar na linha da frente e para isso é preciso o País acredite num futuro onde o desenvolvimento e a inovação sejam as palavras de ordem.
Por isso acredito e apoio Mário Soares.

Vera Simões
Docente no Ensino Superior.
Mandatária da Juventude em Tomar da candidatura de Mário Soares.