sexta-feira, janeiro 20, 2006

Presidenciais para os Jovens

No próximo dia 22, seremos mais uma vez chamados às urnas, passados 3 meses das eleições autárquicas. Discutir se o país estava com disponibilidade psicológica para mais uma campanha, a quarta nos últimos 20 meses é algo que este momento não interessa discutir. Dos seis candidatos que chegam às urnas, existe um que todas as sondagens o colocam com resultados de vitória logo na primeira volta, como se fosse o salvador que os portugueses necessitam, mas que apenas lhes trará desilusão e instabilidade.
Múltiplas, são as razões apontadas para Cavaco Silva, ser o escolhido pelos portugueses, contudo a História é ao que parece para essas perspectivas uma ciência social com utilidade muito limitada, já que a memória, não vai além de 10 anos, tempo em que Cavaco Silva perdeu, contra o actual Presidente da Republica, que na altura era o Presidente da Câmara de Lisboa, enquanto Cavaco vinha do lugar de Primeiro-Ministro.
A campanha de Cavaco é uma campanha, onde as ideias e o pensamento do candidato, não tem qualquer valor sendo o único objectivo a vitória a qualquer custo, fazendo por isso a campanha mais cara de todos os candidatos, mostrando como o grande capital financeiro e todo o Portugal dos interesses estão interessados na vitória de Cavaco Silva, para ter alguém no lugar de primeiro magistrado da nação, que não tem qualquer visão social e segue a cartilha neoliberal de pensamento político e económico, cartilha essa falida um pouco por todo o mundo. A respeito da campanha de Cavaco, o jornal espanhol “El País” numa das suas mais recentes edições sintetizou correctamente o pensamento de Cavaco como “Um Social-democrata de Agência de Publicidade”, mostrando que ele é somente um produto do Marketing Político, mais “limado” e duro.
É curioso reparar que uma das principais razões indicadas para se votar em Cavaco é o facto de ele ser economista e nesta matéria eu julgo ser insuspeito para falar, já que tenho formação académica na área económica. Será que as pessoas pensam que os economistas são salvadores? É um estranho pensamento este…até porque nunca vi área do conhecimento, onde o “depende”, fosse tão importante e onde raramente se encontrem dois académicos a defender o mesmo. Será que a passagem por faculdades de Economia dá a alguém o diploma necessário para ser Presidente da República? Ou serão precisas, outras competências? Uma pessoa por ser economista e no caso doutorado em Economia, não quer dizer que seja capaz de ser bom político, como muitas são as provas de bons economistas que falharam como políticos, já que uma coisa é a realidade, outra a frieza de um modelo matemático, onde o desemprego, seja somente um número e no caso da teoria neoliberal, apenas um “dano colateral” do combate inflacionista. É isso que querem? Um presidente que os olhe os problemas sociais como apenas parte de um número?
Mas do outro lado, existe um dos melhores políticos Europeus da segunda metade do século 20, alguém que muitos não julgavam capaz de vencer as batalhas que venceu. Alguém que lutou contra o totalitarismo de direita e depois evitou um desvio totalitário de esquerda que muitos pensavam inevitável. Mário Soares conseguiu na dedada de 70 ao lado de nomes como Mitterrand (falecido há 10 anos e para os Franceses o melhor presidente do século 20) e do mito sueco Olof Palme (primeiro-ministro sueco que acabou assassinado, devido às suas posições a favor dos países mais pobres) ser a figura da nova esquerda renascida na Europa. Soares a quem muitos diziam que seria o novo Kerensky (líder de centro-esquerda Russo, que se seguiu ao imperador e que não consegui deter a ofensiva bolchevique de Lenine), conseguiu o que muitos pensavam impossível, e foi o responsável por colocar Portugal no mapa Europeu, numa adesão à CEE com a qual Cavaco Silva tinha muitas dúvidas e conseguiu ser a figura central do estabelecimento democrático e do caminho para o desenvolvimento, tendo sido eleito na segunda eleição presidencial, com o resultado mais esmagador da História democrática portuguesa.
É por acreditarmos em Soares, que eu como muitos jovens espalhados pelo país damos forma ao movimento MP3, de apoio à candidatura presidencial de Mário Soares. Os jovens necessitam que olhem para nós como sujeitos activos, que desejamos ser ouvidos para a resolução dos problemas da sociedade e Soares consegue fazer isso como ninguém. Em Tomar o movimento jovem, tem como mandatária a docente universitária Vera Simões de 25 anos, que representa uma das faces do valor intrínseco que os jovens Tomarenses demonstram e que se lhes for dado oportunidade conseguem estar entre os melhores. A Vera alia à sua capacidade técnica e intelectual, uma vontade de intervir para melhorar a sociedade, por isso foi com todo o prazer que aceitou mais este desafio, depois de já no passado recente ter dado a cara pelo Partido Socialista, na lista para Assembleia Municipal.
Pertenço a uma geração que quer ter oportunidades e que não se resigna ao desemprego, ao abandono escolar e à falta de habitação. Sou de uma geração que sabe que é uma das gerações mais bem preparadas de sempre em Portugal, mas a quem são sempre cortadas as oportunidades de vencer, por uma sociedade que não compreende a importância da força da juventude e da fonte de conhecimento e irreverência que ela transmite.
É dessa forma irreverente e porque vejo em Soares uma capacidade de ouvir e compreender os jovens que estou com ele, nesta dura batalha que se advinha, onde o eucalipto que seca tudo, pensa que está imune e irá vencer sem dificuldade e que para isso se “vende” a tudo, não tendo problemas de aparecer ao lado daquele que não tem nenhum respeito pela democracia, que não seja o caciquismo e populismo barato, ou seja Alberto João Jardim, que já quis expulsar Cavaco do PSD, quando Cavaco criticou Santana Lopes, demonstrando isso a coerência que Cavaco nos traz.

Hugo Costa
Responsável pelo Movimento MP3 em Tomar
Coordenador da Juventude Socialista de Tomar