"Juventude Socialista manifesta a sua satisfação pelo reforço de verbas destinada à Acção Social Escolar, com especial relevo para o aumento das verbas para acção social escolar directa (bolsas de estudo) em cerca de 10%, relativamente ao ano passado. Este aumento assume especial relevo numa época de contenção de despesas por parte do Estado.
Congratulámo-nos pelo facto do aumento de verbas, para o sector do Ensino Superior, ter privilegiado a acção social escolar. Esta é uma marca importante de um governo com sensibilidade social que pretende, desta forma, aumentar a igualdade de oportunidades no acesso e frequência do ensino superior. A este respeito é de salientar que os alunos que frequentarão o 2º ciclo do ensino superior também beneficiarão da acção social escolar.
A Juventude Socialista está, pois, agradada com o investimento feito pelo MCTES em matéria de acção social escolar reivindicação de sempre dos estudantes do Ensino Superior, o que denota o excelente trabalho e relacionamento que se atingiu no sector entre os parceiros sociais.
A Juventude Socialista acompanha, ainda, o MCTES no seu esforço pela racionalização das despesas de funcionamento em total consonância, aliás, com o esforço do Governo pela contenção da despesa pública. Este orçamento é uma oportunidade para a reestruturação do ensino superior e para o aumento da eficiência na utilização das transferências do Estado. A JS refere, ainda, que apesar da diminuição residual no orçamento de funcionamento (3,9%) o Estado irá assumir directamente despesas que até à data eram da responsabilidade das Universidades e Politécnicos.
A JS aplaude ainda o esforço do Governo no aumento em 95,7% para a Ciência e Tecnologia, factor indispensável para o crescimento e desenvolvimento económico de Portugal. A juventude portuguesa sabe bem que as suas oportunidades de emprego só aumentarão com uma economia assente em sectores tecnologicamente avançados e dependentes de mão-de-obra qualificada."
fonte: www.juventudesocialista.org