terça-feira, outubro 24, 2006

Repórteres Sem Fonteiras - Portugal em 10º

"Portugal está em décimo lugar no ranking sobre liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras que engloba 168 países.

Em primeiro lugar em simultâneo estão Finlândia, Irlanda, Islândia e Holanda. Portugal está em décimo junto com a Letónia, a Hungria e a Eslovénia. Todos os primeiros 25 países são europeus.

Em último lugar está a Coreia do Norte, antecedida pelo Turquemenistão, Eritreia, Cuba, Birmânia, China (lugar 163 na tabela) e Irão. Os Estados Unidos, Japão e França desceram na classificação dos países onde os jornalistas são mais livres e a Dinamarca passou do primeiro para o lugar 19 devido ao episódio das caricaturas de Maomé.

Os Repórteres sem Fronteiras são uma organização criada há cerca de vinte anos para defender o direito à informação. Segundo o site da organização, actualmente há cem jornalistas detidos em vários países "por terem simplesmente querido exercer a sua profissão". "Prender ou matar um jornalista é eliminar um testemunho essencial e ameaçar o direito de cada indivíduo à informação", refere a organização. "

fonte: www.sic.pt