"Portugal está em décimo lugar no ranking sobre liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras que engloba 168 países.
Em primeiro lugar em simultâneo estão Finlândia, Irlanda, Islândia e Holanda. Portugal está em décimo junto com a Letónia, a Hungria e a Eslovénia. Todos os primeiros 25 países são europeus.
Em último lugar está a Coreia do Norte, antecedida pelo Turquemenistão, Eritreia, Cuba, Birmânia, China (lugar 163 na tabela) e Irão. Os Estados Unidos, Japão e França desceram na classificação dos países onde os jornalistas são mais livres e a Dinamarca passou do primeiro para o lugar 19 devido ao episódio das caricaturas de Maomé.
Os Repórteres sem Fronteiras são uma organização criada há cerca de vinte anos para defender o direito à informação. Segundo o site da organização, actualmente há cem jornalistas detidos em vários países "por terem simplesmente querido exercer a sua profissão". "Prender ou matar um jornalista é eliminar um testemunho essencial e ameaçar o direito de cada indivíduo à informação", refere a organização. "
fonte: www.sic.pt