sexta-feira, março 31, 2006

333/2

No essencial, o que estas 333 medidas visam é começar a pôr termo a uma tradicional cultura administrativa onde o Estado desconfia do cidadão, o cidadão desconfia do Estado e a lei visa obsessivamente regular até ao mais ínfimo detalhe este perpétuo "jogo do gato e do rato".

Antonio Vitorino – DN

Lombas...

Conversava ainda alguns dias atrás, com um colega meu de Lisboa sobre Tomar…falava das paisagens, dos monumentos, da comida…mas, quando alguém lhe falou em lombas, a resposta foi: “ Tenho demasiado amor ao meu carro, para ir para um sítio desses”.
Dá que pensar…

quinta-feira, março 30, 2006

Género nas Autárquicas

A Assembleia da República, vai hoje aprovar a lei da paridade nas listas para as legislativas, europeias e autárquicas. Olhando para a quantidade de pessoas do género feminino, que as listas do PSD e Independentes tinham, vamos ter um grande problema nessas forças, nas próximas autárquicas…já que 1/3 dos membros das listas tem de ser mulheres.

Hugo Costa

quarta-feira, março 29, 2006

PSD de Tomar a gozar

Parece que o PSD diz no relatório de gerência, que Tomar aproveita como poucos concelhos do país as suas potencialidades. Estes senhores estão a gozar?

segunda-feira, março 27, 2006

333 Medidas Made in PS

Grande iniciativa hoje do Governo Socialista, para apresentar, 333 medidas para melhoramento do processo administrativo do estado.

Revolução Administrativa

"Estamos provavelmente a assistir à maior revolução no enquadramento da acção administrativa do Estado desde o tempo em que, nos anos trinta do século XIX, o Liberalismo destruiu todo o aparelho obsoleto e obscurantista do Antigo Regime. E essa revolução deve-se inteiramente - é justo dizê-lo - à acção do Governo."

João Ferreira do Amaral
Professor Catedrático de Economia do ISEG

sexta-feira, março 24, 2006

Dia do Estudante

Hoje é Dia do Estudante, data marcante na luta democrática de Portugal, que envolveu nos tempos de salazarismo figuras como o antigo presidente Jorge Sampaio, já sem o significado do Passado, mas sendo a JS uma organização maioritariamente de base estudantil, a JS de Tomar, não podia deixar de homenagear as lutas dos estudantes ao longo da História, muitas vezes incompreendidas.

Congresso Nacional da JS dias 14, 15 e 16 Julho

No passado domingo a Comissão Nacional da Juventude Socialista reuniu em Espinho. A reunião teve lugar no Hotel Praia Golfe e tinha como ordem de trabalhos a marcação do congresso nacional, a aprovação do regulamento do congresso e a eleição da COC. Após várias sugestões, o congresso ficou marcado para os dias 14, 15 e 16 de Julho, em local a marcar pela COC. Para já a candidatura à nacional conta já com dois candidatos. O camarada da concelhia da Federação de Aveiro e actual secretário geral da JS Pedro Nuno Santos e o camarada João Tiago, da federação de Viseu.

quinta-feira, março 23, 2006

PS Federação

Quando os ventos de vários processos eleitorais internos se aproximam, temos já no mês de Abril a eleição do presidente da federação do PS. Dessa forma na próxima 6f virá a Tomar o candidato Nelson Carvalho e no dia seguinte, o candidato António Rodrigues.

CDU e Saúde

Parece que a CDU, anda a propor cursos de saúde no IPT. Uma excelente ideia é verdade, contudo isso já faz parte da Agenda para o Desenvolvimento do Concelho de Tomar, apresentada pelo Partido Socialista no Verão passado.

quarta-feira, março 22, 2006

Anabela Freitas, concorre ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas

Terminou no dia 21 de Março o prazo para entrega das listas concorrentes ao processo eleitoral para o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Santarém.
Surgiu uma lista concorrente encabeçada pela Camarada Anabela Freitas - Concelhia de Tomar.
A Concelhia de Tomar, da JS vem dessa forma se congratular e felicitar a nossa camarada e amiga Anabela.

Notícia DN - PSD Madeira, "acaba" com 25 de Abril

O PSD Madeira prepara-se para acabar com as comemorações do 25 de Abril na região. Jaime Ramos, lider parlamentar dos sociais-democratas madeirenses, apresentou um requerimento à Assembleia Legislativa no sentido de este ano não haver sessão comemorativa da Revolução de 1974, simplesmente por "não ser oportuno".

PS, PCP e BE discordam da posição, mas pouco há a fazer, perante a maioria absoluta.E o PSD Madeira pode mesmo não retomar as comemorações no futuro. Já no ano passado Alberto João Jardim admitia a extinção da sessão, argumentando com "a falta de nível" das intervenções da oposição. Segundo o líder madeirense, "o 25 de Abril merece outra dignidade que não aquela cagada". E foi precisamente em 2005 que um deputado do PSD, Coito Pita, criou polémica ao atirar para o chão um cravo vermelho deixado na tribuna pelo socialista que o antecedeu no discurso. Ao longo dos anos tem-se assistido a um pouco de tudo, incluindo uma proposta do PSD para assinalar solenemente o dia 25, e que foi votada favoravelmente por PCP e PS. Isto apesar de um dos parágrafos atacar a Assembleia da República de forma insultuosa. Recorde-se que em 1977 a primeira iniciativa de comemorar o 25 de Abril partiu do PPD, num texto assinado por Alberto João Jardim, então líder do grupo parlamentar. Depois, foi o que se viu. A Revolução passou a feriado móvel no calendário político do PSD/M, de tal forma que durante anos foi assinalada a 26 de Abril com todos os fait-divers que a situação provocava. Chegou-se mesmo ao ponto de toda a oposição, incluindo o CDS, se juntar no salão nobre para, em conjunto, cantar o Grândola em protesto.O clima na Assembleia Legislativa tem-se degradado ultimamente. Na última reunião de líderes o confronto entre Jaime Ramos, Bernardo Martins (PS) e Violante Matos (BE) chegou aos insultos e ameaças físicas.

Também o PSD madeirense anda agitado, por causa das eleições directas marcadas para 23 de Abril e do congresso de 27 e 28 de Maio. Oposição afastadaEntretanto, Jaime Ramos apresentou mais dois requerimentos, no mínimo polémicos. Um deles tenta proibir que os partidos da oposição utilizem a Sala de Imprensa da Assembleia Regional para conferências de imprensa ou declarações, remetendo-os para os seus próprios espaços partidários. Depois, Jaime Ramos pretende impor a elaboração prévia de uma ordem de trabalhos para as reuniões de líderes. LB

terça-feira, março 21, 2006

Cavaco

O presidente da Républica, antes de ter recebido o primeiro-ministro espanhol, o socialista Zapatero, preferiu receber o líder do Partido Popular Espanhol, Rajoy, sem comentários…

sexta-feira, março 17, 2006

Judo - Campeão Nacional

Tomar, tem mais um campeão nacional de desporto jovem, mais um atleta da Gualdim Pais, o atleta tem 14 anos, chama-se Igor Sampaio e é praticante de judo.
Parabéns Igor!

Congresso do PSD

Parece que o PSD, vai ter um congresso numa sala anexa, à sala onde será feita a assembleia-geral do Sporting. É para ver a importância que o PSD tem…

quinta-feira, março 16, 2006

Conferência sobre o Convento

No próximo Sábado, pelas 18 horas o Partido Socialista de Tomar, vai organizar uma conferência com a presença do arquitecto Alves Barbosa, sobre o Convento de Cristo. Apelamos à participação de todos, para fomentarmos os conhecimentos sobre aquele que é o mais importante monumento do concelho, sendo Património Mundial pela UNESCO e que tão esquecido tem sido pelo pelos nossos poderes autárquicos, comandados pelo PSD.
Participa!

Paris...

Os estudantes franceses deixaram ontem a luz da ribalta aos políticos, num dia em que tiravam as lições da mobilização do movimento de greve nas universidades e nos liceus verificada na véspera e em que acabavam também os preparativos para a grande manifestação de hoje, na capital.

Depois da violência que marcou o cortejo de Paris, na terça-feira, o grande receio dos grevistas é o de não conseguirem impedir a presença de elementos vindos unicamente para provocar distúrbios ou até para roubar lojas, como já aconteceu em anos anteriores.

A maneira como decorrer hoje o desfile de Paris será determinante para a grande manifestação de sábado - um desfile a que se juntarão os sindicatos e que, por isso, servirá de barómetro às relações de força na batalha para a anulação do CPE (contrato primeiro emprego), uma nova lei que autoriza as empresas a despedirem um empregado de menos de 26 anos a qualquer momento dos dois primeiros anos de trabalho, sem justificação. Até agora, Dominique de Villepin manteve uma posição de firmeza que exclui qualquer recuo na aplicação do CPE, mas propondo negociar certos aspectos secundários da lei.

Em conselho de ministros, o Presidente da República, Jacques Chirac, saudou ontem a "vontade do primeiro-ministro de abrir o diálogo social e de melhorar o que pode ser melhorado" na lei do CPE. O pequeno recado nas palavras de Jacques Chirac - que ainda na véspera manifestara um apoio incondicional ao chefe do governo - leva alguns comentadores em Paris a darem o primeiro-ministro, muito isolado nesta batalha, por morto e enterrado politicamente, pelo menos no que toca às suas ambições presidenciais.

Por seu lado, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, grande rival de Villepin para a corrida ao Eliseu nas eleições de 2007, não esconde alguma inquietação de ser arrastado ou, pelo menos, afectado, por uma eventual queda de Villepin. "Para além das tradicionais manipulações de extrema-esquerda deste tipo de movimento, há um real divórcio entre a juventude deste país e o governo. É preciso ver agora se este problema da credibilidade do governo também me engloba", repete (segundo a imprensa gaulesa) aos seus conselheiros o político mais popular da direita francesa. Ao receber ontem os responsáveis pelo serviço de ordem dos sindicatos de estudantes que organizam hoje a manifestação nacional, Sarkozy cuidou assim do seu futuro, garantindo-lhes: "Estarei sempre à vossa escuta."

www.publico.clix.pt

CDS e PSD

O PSD vai implodindo por dentro…o CDS-PP parece que não é uma banda e que por isso não toca nenhuma música. Marques Mendes e Ribeiro e Castro…parecem ter os dias contados. Este fim-de-semana, parece que pode mudar muita coisa…continuem assim, direita parlamentar, enquanto o PS governa bem o país…

Hugo Costa

Ainda se lembram deste cromo da bola?

“Em Outubro vamos ter novo líder”

Rui Gomes da Silva – TSF, sobre o PSD

quarta-feira, março 15, 2006

OPA

Jornal Público 15-3-2006

10000!!!!

O blog da JS Tomar, desde a abertura perfez o total hoje de 10000 visitas, por isso hoje é um dia histórico. Olhando, para o arquivo podemos encontrar a evolução da estrutura seja a nível local, distrital ou nacional. Igualmente encontramos documentos, sobre a evolução de Tomar, do país e do mundo.
A todos os que nos visitaram os nossos sinceros agradecimentos.

terça-feira, março 14, 2006

Presidente a meio tempo

É curioso ver que o nosso presidente de Câmara, praticamente nunca aparece a representar o município, deixando isso para o vice-presidente, já que com certeza anda muito ocupado com as suas funções europeias e não tem tempo para o “contracto em regime a tempo parcial”, que parece que mantêm com a autarquia. Contudo, quando vem cá os órgãos de comunicação social nacionais como a TSF e a Antena1, aparece logo o primeiro da lista do PSD….

Hugo Costa

PSD-2

"Sócrates debate Estado e nós debatemos estatutos"

Luis Filipe Menezes

PSD-1

“Marques Mendes perdeu toda a adesão à realidade”

Emídio Rangel, TSF, 13-03-2006

segunda-feira, março 13, 2006

Record e União

Mais uma vez Tomar é notícia por um mau motivo, agora nas páginas do desportivo Record, devido à triste História que o antigo clube de Eusébio e Victor Baptista chegou. Notícia completa do União Tomar no site:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=700263&idCanal=4

sexta-feira, março 10, 2006

Unesco e Triste

É triste termos um Monumento Património Mundial pela UNESCO e ler nos órgãos de comunicação social a inexistência de condições de trabalho…é sempre triste ver como Tomar, não sabe aproveitar as suas potencialidades.

.

Cinema

Mesmo, não sendo sobre política o coordenador da JS Tomar, Hugo Costa iniciou esta semana uma rubrica de nome “No Paraíso do Cinema”, sobre cinema no Jornal Templário.

quarta-feira, março 08, 2006

Dia da Mulher

Dia da Mulher, dia simbólico a nível mundial. É uma pena que dias como este tenham de existir, já que são frutos da discriminação e de uma sociedade ainda muito “machista” e onde aquele que é o género que nos dá a vida seja discriminado. A proposta do Partido Socialista para a obrigatoriedade das quotas de 1/3 de mulheres nas listas eleitorais colocadas em tribunal é uma proposta interessante, se bem que por exemplo em França foi-se muito mais longe aos 50% e o resultado acabou por ser nulo, já que os partidos começaram a optar por pagar as multas inerentes ao não cumprimento.
As todas as mulheres ainda descriminadas e violentadas, a minha mais sincera homenagem.

Hugo Costa

Sampaio

"(...) O país não está hoje pior por causa de Jorge Sampaio. Estaria provavelmente pior não fosse a dedicação e o sentido de Estado de Jorge Sampaio. Portugal precisa de normalidade."

António José Teixeira, "Diário de Notícias", 08-03-2006

terça-feira, março 07, 2006

Parece o Filme Munique - Israel ameaça matar primeiro-ministro designado pelo Hamas

O ministro da Defesa israelita, Shaoul Mofaz, afirmou hoje que o primeiro-ministro palestiniano designado pelo Hamas, Ismail Haniyeh, poderá ser morto se o seu movimento "continuar com as actividades terroristas".

"Se o Hamas decidir continuar na via do terrorismo, nenhum membro do movimento beneficiará de imunidade", afirmou Mofaz à rádio militar israelita, quando questionado sobre se o Governo de Israel considerava o primeiro-ministro palestiniano um possível alvo da sua política de assassinatos selectivos.Shaoul Mofaz é um dos dirigentes do Kadima, o partido centrista criado por Ariel Sharon e dirigido pelo primeiro-ministro interino Ehud Olmert, que deverá vencer as eleições legislativas de 28 deste mês.

Na mesma linha, o antigo dirigente do Shin Beth (serviço de segurança israelita) Avi Dichter, que também faz parte da direcção do Kadima, afirmou anteontem que "se Haniyeh e os seus partidários continuarem a sua política de terror e de assassinatos enquanto estiverem no poder [...] poderão juntar-se ao sheikh Ahmed Yassin [o fundador e líder espiritual do Hamas, morto num ataque israelita em 2004]".

Ismail Haniyeh já escapou a uma tentativa de assassinato, em Setembro de 2003, ao lado do sheikh Ahmed Yassin. Já esteve preso por várias vezes: 18 dias em 1987; seis meses em 1988; e três anos a partir de 1989. Foi expulso no dia 17 de Dezembro de 1992 por Israel, por um período de seis meses, juntamente com dezenas de responsáveis do Hamas, para o sul do Líbano.Após a vitória do Hamas nas eleições legislativas palestinianas de finais de Janeiro, Haniyeh foi designado pelo Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, para formar o próximo Governo.

Festa dos Tabuleiros

Em 2007, vamos ter mais uma Festa dos Tabuleiros. A Juventude Socialista de Tomar deseja um bom trabalho ao mordomo eleito, desejando que uma das maiores manifestações de vida do nosso concelho, com projecção internacional tenha a dignidade de sempre, não sendo notícia por maus motivos. Caro João Vital as maiores sortes.

sexta-feira, março 03, 2006

A actuação do CDS-PP, ontem na Assembleia da Republica, foi como o socialista Vera Jardim referiu ou o historiador do B.E. Fernando Rosas, algo de muito Freudiano e onde na minha opinião os tiques de salazarismo e de extrema-direita, estiveram na garganta do grande inquisidor de nome Telmo Correia. Sentia-se naquela intervenção um revisionismo histórico do seu próprio partido, um gosto na teoria do choque das civilizações e da supremacia do mundo ocidental…Foi esta mesma teoria política neoconservadora e cariz muito suspeito que fez que Portugal fosse a sede da “Cimeira dos Açores” que será vista para sempre como a “Cimeira da Guerra”.
É triste ver que o cinismo governa o mundo e os Petrodólares são cada vez mais importantes…já que depois de destruir um país, deixar uma guerra civil…parece banal dizer que afinal nunca ouve armas de destruição maciça. É pena ver a cegueira do ocidente conservador e em principal dos E.U.A…historicamente até é parecida com a cegueira Romana, no tempo de Atila o Huno. Estou a exagerar? Atila foi treinado e armado pelos romanos…Bin Laden, foi armado e treinado pela CIA…sem comentários…o fim da História é conhecido.

Hugo Costa (este post apenas vincula o seu autor)

quarta-feira, março 01, 2006

Passeio Público

O programa “Passeio Público” da Antena1, vai ser esta semana dedicado a Tomar, ao dia 1 de Março e ao festival da Lampreia. Este Domingo das 13 às 15, nas frequências do primeiro canal da rádio pública em AM, FM ou http://www.antena1.pt/