sábado, março 12, 2011

Parva que sou

Muitos de nós já ouvimos a nova canção dos Deolinda com o nome “Parva que Sou”. Uma música que fica no ouvido e que em jeito de crítica social tenta retratar os problemas de emancipação que os jovens enfrentam – as problemáticas do emprego e habitação. Esta até poderia ser uma forma de alertar os mais apáticos para os problemas dos jovens mas penso que pode chegar ao extremo de incentivar à não formação.
Sabemos que obter emprego nem sempre é fácil e que se torna ainda se as escolhas de cada um de nós recaírem sobre cursos com pouca empregabilidade que em momentos de crise como o actual se tornam aparentemente menos precisos. No entanto, nós Juventude Socialista não temos vivido na apatia e há muito que entrámos nas lutas por menos precariedade no emprego jovem. Há muito que lutamos para acabar com os falsos recibos verdes ou com os estágios curriculares de longa duração. E a verdade é que nos últimos anos de governação Socialista se têm conseguido fazer progressos nestas matérias, sendo o aumento de estágios profissionais remunerados um exemplo.
Ao nível da habitação os jovens também enfrentam alguns problemas relacionados na sua grande maioria com os preços elevados das habitações tanto ao nível do arrendamento como da compra, mas também nesta matéria a JS e o PS têm sido forças activas. Ao nível do arrendamento temos defendido o Porta 65 dotando os jovens de maior capacidade de entrada neste mercado de arrendamento. Para além disto a JS tem defendido uma política de habitação a custos controlados destinada aos jovens. Sendo esta uma política que cabe essencialmente aos executivos municipais muitas vezes a JS Tomar tem defendido nos lugares próprios a adopção destes medidas pelo Executivo.
Sabemos que estes problemas nem sempre se resolvem de um dia para o outro mas cada passo que dermos estaremos melhor no entanto esta melhoria nunca se fará pelo caminho da não qualificação, pois com um país mais qualificado poderemos atingir níveis de produtividade maiores e tornarmo-nos mais competitivos.
A JS está atenta aos problemas dos jovens e estará sempre na luta pela sua resolução.

Susana Faria