quarta-feira, abril 21, 2004

Tomar - "Do Parque Desportivo ao Açude de Pedra"

Esta semana saiu no jornal Cidade de Tomar, um artigo de uma página de Gonçalo Jácome, que é militante do PSD ainda que não se indentifique como tal.
Não quero parecer presunçoso, mas este artigo é uma óbvia tentativa de resposta ao meu "Tomar, Diferentes Perspectivas", publicado duas semanas antes, e também presente nesta página. Neste artigo, o mais que faz é exactamente dar prova ao meu, temos de facto diferentes perspectivas da nossa cidade.
Mas além disso, o artigo não avança muito mais, e é como digo, apenas uma tentativa de resposta, a meu ver, mal sucedida.
Começa por criticar quem critica acusando-nos no final de velhos do restelo, mas caro Dr. Gonçalo, estamos exactamente agora a comemorar trinta anos sobre uma data em que se acabou com esse tipo de atitude, o que deveria pedir aos cidadãos, era exactamente que criticassem mais, ou não acha que é com a crítica, com a intervenção, com as opiniões de todos em geral, que podemos ser uma melhor sociedade?

Depois, não foi de facto nenhum revés o que suplemento do Expresso afirma, eu amo esta cidade, e é por isso que me obrigo a viver nela, mas não me posso vangloriar pelo facto do Expresso no seu "estudo" nos dar o 16º lugar nacional, ou será que alguém pensa que os jornalistas que elaboraram o documento, andaram por aí pelas ruas a analisar a cidade e a questionar as pessoas? Será que não é óbvio, que foi a autarquia que forneceu a maior parte dos dados?
Ora, não é preciso falar da confiança que tenho nesta autarquia, para saber se os dados estão correctos, basta viver cá, basta olhar, basta ouvir, para saber que desenvolvimento, melhoria de qualidade de vida, esperança num futuro melhor, num emprego, numa casa que possa pagar, é coisa que cada vez mais, menos podem proclamar, e muito menos os da nossa idade.

Caro Dr. Gonçalo, para citar os documentos do programa Polis, não precisava de usar uma página inteira, eu também gosto de escrever muito, mas prefiro fazê-lo com ideias minhas. E depois, fico muito contente que saiba citar António Gedeão, esse grande poeta da Esquerda e da Liberdade, mas deixe que lhe diga, que o sonho pode de facto comandar a vida, e que é um alimento para o espírito, mas antes deste está o corpo, e esse, não se alimenta de sonhos. Sonhos de Parques Temáticos, de Revisões do PDM, de "colocar Tomar no sítio certo", "mas não vamos falar do passado..."

Hugo Cristóvão