terça-feira, maio 18, 2004

Comunicado - JS ensina António Paiva

Foi hoje enviado para a comunicação social o seguinte comunicado:

Segundo António Paiva, “A situação de prevenção dos incêndios para este ano (2004), está na mesma situação do que no ano passado (2003) e do que no ano anterior (2002)”.

Sentiu-se a JS, a bem da verdade, de fazer o seguinte esclarecimento a todos os tomarenses:

Para ser possível tomar como objectivo o apoio a investimentos de interesse municipal e inter-municipal, acções integradas de base territorial e investimentos e acções de desenvolvimento, desconcentradas para protecção das florestas, era necessário:

1º Que a Associação de Municípios, presidida pelo Eng. António Paiva, tivesse em 2002 iniciado a elaboração dos seguintes documentos sectoriais e regionais:
a) Plano Regional de Ordenamento Florestal;
b) Plano Regional de Gestão Florestal;
c) Plano de Gestão Ambiental Unificado.

2º Que a mesma Associação, presidida pelo Eng. António Paiva, tivesse já alicerçado os referidos Planos Regionais, nos correspondentes Planos Operacionais, para que as respectivas candidaturas a acções a financiamento comunitário, pudessem já ter sido efectivadas pelo Município de Tomar e restantes Municípios integrados nesta Associação de Municípios do Médio Tejo.

3º Que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tomar, na realização dos referidos Planos Regionais, levasse em linha de conta a afirmação da valia do território e da posição geo-económica da nossa região, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e a sua coesão social.

É determinante que o Eng. António Paiva entenda, de uma vez por todas, a elevada importância em promover o Planeamento e Gestão integradas da Floresta, contemplando aspectos de protecção, produção e comercialização, reconhecendo o seu papel no domínio da biodiversidade e das comunidades locais, em articulação com as actividades agrícolas tradicionais.

Parece-nos estranho e precipitado que o Eng. António Paiva, passe a si próprio, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Tomar, da Associação de Municípios e da Comunidade Urbana, um verdadeiro atestado de incompetência, ao afirmar que “Está previsto o Plano de Prevenção da Floresta”.

Dois anos depois perguntamos: Está previsto…?! É preciso ter lata!

O Secretariado da Juventude Socialista de Tomar