segunda-feira, dezembro 06, 2004


campanha lançada a 1 de Dezembro

Os dados da UNAIDS (Joint United Nations Programme on HIV/AIDS) apontam para 37 milhões de adultos (dos 15 aos 49 anos; cerca de 50% são mulheres) e 3 milhões de crianças infectadas.
O que torna esta questão próxima de ti é o facto de que cerca de metade dos seropositivos terem sido infectados antes dos 25 anos e, normalmente, morrerem antes de chegar aos 35 anos.
Portugal é um dos países da Europa Ocidental onde a taxa de diagonóstico do vírus da SIDA é mais elevada. Existem 610 mil casos de infecção com HIV/SIDA, sendo que os consumidores de drogas injectáveis representam 50% desta população. O número de infecções registadas em mulheres nos primeiros seis meses deste ano (445 casos) é o dobro dos casos registados em igual período do ano passado. Também nas crianças a SIDA está a aumentar. Tal deve-se à transmissão vertical mãe-filho, cuja taxa de casos registados na população de infectados é de 4%, o dobro da taxa comunitária.
Um estudo realizado pela Comissão Nacional da Luta contra a SIDA a 4693 estudantes do Ensino Superior dos 18 aos 24 anos revela QUE OS JOVENS UNIVERSITÁRIOS TÊM COMPORTAMENTOS DE RISCO NAS RELAÇÕES SEXUAIS.
Apesar de 98,7% destes estudantes estarem informados sobre risco de transmissão do vírus e as suas formas de prevenção, mais de metade ( 53,9%) não recorreram ao preservativo na sua última relação sexual. Como não existe cura, a prevenção através da educação, de um comportamento sexual responsável e o uso de preservativo permanecem vitais.
Os jovens, em todos os países, deviam poder participar na formulação e implementação de políticas de prevenção e tratamento relacionadas com a SIDA, pois são eles quem melhor compreende os padrões de comportamento da juventude. A Juventude Socialista lança esta campanha a nível nacional, no Dia Mundial da luta contra a SIDA, com o propósito de sensibilizar-te para a problemática. Numa sociedade de costumes tradicionais fortes, como a nossa, a luta pelos direitos de emprego, acesso à saúde e à educação das pessoas portadoras do vírus e dos doentes, deve ser uma das nossas principais preocupações.
A todos os jovens cumpre a missão de divulgar esta mensagem e de conquistar o seu próximo para esta causa!

SIDA. Tem tudo a ver contigo.

Pedro Nuno Santos
Secretário Geral da JS

JS Secretariado Nacional