segunda-feira, dezembro 06, 2004

Perspectivas Financeiras 2007-2013: Jamila Madeira apresentou Parecer

Na qualidade de relatora da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do PE para o tema das Perspectivas Financeiras, a Eurodeputada Jamila Madeira apresentou ontem, em Bruxelas, um conjunto de propostas que visam reforçar o quadro financeiro da UE para 2007-2013 nas vertentes da competitividade e da coesão para o crescimento e emprego.
A eurodeputada considera ser necessária uma maior dotação financeira para a implementação da agenda relativa à política social na Europa, face aos escassos 1.345 milhões de euros actualmente previstos para esta área (6,5% de um total de 20.405 milhões de euros). "Com um financiamento tão exíguo, como será a UE capaz de alcançar um desenvolvimento económico sustentável, um maior nível de coesão social e promover um elevado nível de emprego, compatível com as suas obrigações e com as aspirações dos seus cidadãos?", questiona Jamila Madeira no Parecer que elaborou sobre este tema.
Na opinião da eurodeputada socialista, são igualmente necessárias "medidas mais amplas de inclusão social" ao nível do apoio à criação de postos de trabalho, tais como o incremento de facilidades para as PME no acesso a financiamentos relacionados com a Investigação e Desenvolvimento e a Inovação.
Jamila Madeira sugere ainda, no seu Parecer, o reforço do elo existente entre o Fundo Social Europeu e os Planos de Acção Nacionais para o emprego e a inclusão social, assim como um maior envolvimento dos parlamentos nacionais, dos parceiros sociais, da sociedade civil e das autoridades regionais e locais na implementação destas rubricas.